Viagora

Dr. Pessoa não teve capacidade de priorizar a saúde pública, diz Zé Nito

De acordo com o parlamentar, uma das principais questões que contribuem para intensificar a problemática, é a constante troca de secretários na pasta da saúde.

Nessa quarta-feira (13), o vereador Zé Nito (MDB) expressou profunda preocupação com a atual situação da saúde pública de Teresina, sob a administração de Dr. Pessoa, que é médico, mas segundo o parlamentar, não teve a capacidade de priorizar os problemas emergentes no setor.

O presidente do MDB emTeresina explicou durante entrevista ao Viagora que a saúde está um caos e descreveu a situação como "gritante". "Eu lamento muito, como vereador, como presidente do MDB, que um médico seja o gestor da nossa cidade, na condição de prefeito, e não tenha tido a capacidade de colocar a saúde como prioridade para não falar de outras pastas, para não falar de transporte, para não falar de um caos que está se instalando em várias partes, mas a saúde, a situação é gritante e precisa a tomada de providências”, afirmou.

Foto: Camila Trindade/ ViagoraVereador Zé Nito (MDB).
Vereador Zé Nito 

De acordo com o parlamentar, uma das principais questões que contribuem para intensificar a problemática, é a constante troca de secretários na pasta da saúde, o que, segundo ele, reflete a instabilidade na gestão e dificulta a continuidade dos serviços essenciais.

"A saúde do nosso município lamentavelmente está um caos, eu não vejo na nossa história um quadro tão agravante como o quadro atual, acho inclusive que essas mudanças constantes de secretário de saúde, externam realmente essa instabilidade na nossa saúde. São vários secretários em uma mesma gestão, isso dificulta a continuidade dos trabalhos de gerir uma pasta tão importante e culmina com o que está acontecendo, afirmou.

Zé Nito ainda comentou sobre a falta de insumos, equipamentos e medicamentos em diversas unidades de saúde, relembrando a retirada das máquinas para exames de imagem do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) por falta de pagamentos.

"Recentemente vimos máquinas e equipamentos sendo retirados do HUT por falta de pagamentos, se você andar hoje na UPA do Renascença, você verá o retrato do antigo HGV naqueles períodos passados, quando era cheio de macas, de pessoas sofrendo. Não só na UPA, mas em várias outras unidades de saúde”, complementou.

O emedebista ainda lamentou a morte de um jovem chamado Bill, residente do Parque Jurema, que faleceu após agonizar por quinze dias no HUT devido à falta de assistência adequada.

"Agora mesmo, um jovem de trinta e poucos anos, nós chamávamos ele de Bill, lá do Parque Jurema, inclusive meu vizinho, agonizou quinze dias no HUT. Então, lá o seu quadro se complicou ao ponto de contrair uma infecção generalizada e ele nesses 15 dias sem uma assistência adequada, sem um ar condicionado, sofrendo como existem os depoimentos da família, veio a óbito caracterizando uma incompetência gritante”, denunciou o vereador.

Além disso, o vereador destacou que a Câmara de Teresina aprovou a convocação do gestor do HUT para esclarecimentos perante a população. "Nós inclusive aprovamos ontem aqui no plenário da Câmara, por proposição do vereador Evandro Hidd, uma convocação do gestor da saúde para dar explicações em relação a esse fato doloroso, triste, lamentável, como também a situação generalizada na saúde do nosso município, onde existem os recursos, os repasses, mas a má gestão reflete nesse caos”, ressaltou.

Para o parlamentar, os órgãos de fiscalização tomarão medidas para solucionar essa situação crítica nos próximos dias. "Nós observamos que os órgãos de fiscalização estão acompanhando e eu creio que nos próximos dias haverá dobramentos no sentido da tomada de posição”, afirmou.

Entenda o caso

O Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) tomou uma medida drástica diante das crescentes denúncias sobre as condições precárias e o funcionamento inadequado do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Em um ofício jurídico encaminhado na última terça-feira (05) ao Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI), o sindicato solicitou a urgente interdição ética do trabalho médico na referida instituição.

Através da imprensa local, diversas situações foram destacadas, evidenciando a realidade enfrentada tanto pela população quanto pelos profissionais de saúde no maior hospital de urgência da capital. Além dos problemas estruturais relatados, foi mencionado o fato de médicos estarem exercendo suas funções sem as mínimas condições adequadas, o que, segundo relatos, tem resultado até mesmo na morte de pacientes.

No documento, o SIMEPI alegou que a proibição do trabalho médico no HUT é necessária para garantir a segurança tanto dos profissionais quanto dos pacientes, diante das condições desfavoráveis em que estão sendo submetidos.

Em resposta às solicitações do sindicato e às preocupações levantadas, o presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), Dr. João Araújo Moura Fé, se posicionou em vídeo na quinta-feira (07) e revelou que há a possibilidade de interdição ética parcial no HUT.

Conforme relatado pelo conselho, uma equipe de fiscalização realizou uma inspeção na unidade de saúde na quarta-feira (06), investigando as irregularidades denunciadas. Após a análise dos problemas identificados, a equipe técnica elaborou um relatório que foi encaminhado às autoridades competentes.

"Encaminhamos o relatório para as autoridades competentes para que as irregularidades sejam solucionadas de maneira administrativa. Porém, se persistirem, podemos aprovar a interdição ética parcial em alguns setores do HUT para que esses problemas sejam resolvidos", afirmou o presidente do CRM-PI, Dr. João Araújo.

Notícias relacionadas
Facebook
Veja também