Viagora

Coronavírus: MP expede recomendação às instituições financeiras

A orientação é para que as instituições adotem adequadamente as medidas preventivas relativo ao coronavírus durante os atendimentos.

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) expediu uma recomendação, por meio do Ministério Público do Piauí (MP-PI), para que as instituições financeiras tenham cuidado com os clientes em relação ao coronavírus, adotando medidas preventivas necessárias.

A recomendação é destinada para agências bancárias, lotéricas, correspondentes bancários, cooperativas de crédito e demais instituições financeiras do Piauí.

Apesar dos decretos municipal e estadual determinarem o isolamento social, muitas pessoas ainda insistem em frequentar agências bancárias e demais estabelecimentos, sendo necessário uma maior cautela com esses clientes, de acordo com a recomendação.

  • Foto: Luís Marcos/ ViagoraIdosos aglomerados em frente a bancosIdosos aguardando atendimento em fila de banco na capital.

A orientação é que o atendimento presencial deve ser restrito, mas em situações que é necessário realmente ser fisicamente os promotores de Justiça Nivaldo Ribeiro, Gladys Martins e Graça Monte propõem ajustes no horário de atendimento nas agências físicas. O atendimento deve ser realizado entre as 10h e as 14h, a sugestão é que sejam atendidos uma hora antes os idosos, gestantes e as pessoas com deficiência a partir das 9h. Esses horários devem ser comunicados aos clientes por meio avisos fixados nas instituições e divulgado nos canais de comunicação com o público.

Nas dependências das instituições financeiras, os clientes serão orientados a ficar a uma distância mínima de 1,5 metros uns dos outros e dos funcionários. Para isso, marcadores, ou, algum tipo de sinalização, delimitando o afastamento precisam ser colocados no interior das agências. Um funcionário pode controlar o fluxo de pessoas dentro e fora do estabelecimento e alertar as pessoas sobre a distância mínima, assim como já vem sendo adotado em farmácias e supermercados.

Facebook
Veja também