Viagora

Wellington Dias discute com prefeitos retomada das atividades

De acordo com o governador, para que algumas áreas da economia sejam retomadas é preciso estabelecer um rigoroso procedimento.

Na manhã desta quarta-feira (22), o governador Wellington Dias participou de uma reunião por videoconferência com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Jonas Moura e com o prefeito de Teresina, Firmino Filho para discutir um plano de retomada gradual do comércio no estado.

De acordo com o governador, é preciso que seja estabelecido um rigoroso procedimento para que sejam feitas etapas de retomadas de algumas áreas econômicas.

Durante a reunião, Wellington destacou que a população precisa está segura para que seja feita uma nova decisão em relação aos decretos, e que nos próximos meses será discutido um planejamento em entendimento com os diversos setores da sociedade.

“Precisamos garantir que a população fique segura e para isso vamos estabelecer parâmetros para qualquer nova decisão nos decretos. A priori, mantemos o isolamento social e iremos manter a testagem, além das pesquisas de testagem por amostragem e coleta de dados, assim, saberemos onde temos pessoas infectadas com a Covid-19 e planejarmos as estratégias. É preciso que haja uma queda de pessoas com doenças respiratórias, como H1N1, influenza, para que, consequentemente, haja a queda na demanda por leitos de UTI. Essa proposta envolve ainda a redução da contaminação e de óbitos”, disse o governador.

  • Foto: Divulgação: Governo do PiauíWellington Dias discute com prefeitos a reabertura do comércioWellington Dias discute com prefeitos a reabertura do comércio

Segundo Wellington Dias, o estado pretende aumentar as exigências quanto à proteção no trabalho e orienta que os gestores devem realizar a testagem dos funcionários e informar por meio do aplicativo “Monitora Covid-19”, caso tenha algum trabalhador contaminado.

O governador propôs ainda, na área da economia, elaborar um conjunto de medidas para acelerar e impulsionar a economia, tanto no setor público quanto no privado, incluindo um planejamento com o Governo Federal, buscando incentivo aos vários setores.

De acordo com Firmino Filho, a sintonia nas ações das prefeituras com o estado é fundamental para que o combate da pandemia no Piauí seja efetivo.

“É importante esse entendimento entre governo do estado e prefeituras, porque o sucesso das estratégias depende dessa coordenação. Então, de fato, esse diálogo com os profissionais da saúde e com todos os setores econômicos deve ser permanente para trazermos uma perspectiva de futuro, de saída dessa situação. Concordo perfeitamente com todas as abordagens e iremos alinhá-los com classe laboral. Sabemos que, depois de tudo isso, pelo que se tem percebido, é que o normal dificilmente vai ser igual ao que era antes”, ressaltou o prefeito de Teresina.

Facebook
Veja também