Viagora

Piauí já soma mais de 12 mil testes rápidos negativos para Covid-19

Os testes rápidos, que detectam os anticorpos que combatem o coronavírus no corpo humano, estão sendo realizados em farmácias e laboratórios particulares.

Em boletim epidemiológico divulgado na noite dessa terça-feira, 12 de maio, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que o Piauí já soma 1.612 casos confirmados de Covid-19 e 57 óbitos decorrentes da doença.

Do número de confirmações, 250 pessoas já são consideradas recuperadas da infecção e tiveram altas médicas. Um total de 304 pessoas estão internadas, sendo 201 em leitos clínicos e 101 em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e dois em leitos de estabilização.

Um dado novo incluído recentemente no tradicional boletim epidemiológico da Sesapi é o resultado de testes rápidos que passaram a ser feitos no estado, com a liberação da testagem de sorologia, que detecta os anticorpos que combatem o coronavírus na corrente sanguínea, em farmácias e laboratórios particulares. O teste rápido deve ser feito apenas depois de sete dias do início dos primeiros sintomas, para que a detecção de anticorpos seja mais precisa e não aconteça o que os especialistas chamam de falso negativo.

  • Foto: Divulgação/SesapiBoletim epidemiológico divulgado pela Sesapi nessa terça-feira (12).Boletim epidemiológico divulgado pela Sesapi nessa terça-feira (12).

Dos testes rápidos já realizados em farmácias e laboratórios do Piauí, 12.370 deram negativo. Os pacientes que passaram pelo teste de sorologia podem optar ainda pelo teste PCR, que detecta fragmentos do vírus no corpo e possui maior precisão, feito apenas no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI).

O boletim da Sesapi menciona ainda que 3.336 casos suspeitos foram descartados após passarem por testagem PCR.

Facebook
Veja também