Viagora

Piauí recebe mais remessas das vacinas Janssen e Pfizer

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização, enviou 80 mil doses da vacina Pfizer-BioNTech e 28 mil doses da Janssen.

Nessa segunda-feira (13), o Piauí recebeu mais uma remessa de vacinas contra a covid-19 do imunizante Janssen e Pfizer que devem ser utilizadas como dose de reforço, destinada a população em geral acima de 18 anos.

Conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização, enviou 80 mil doses da vacina Pfizer-BioNTech e 28 mil doses da Janssen.

O secretário de saúde do estado, Florentino Neto, já determinou a imunização da população com a terceira dose e a vacinação no estado se iniciou antes mesmo da chegada das vacinas destinadas a esse público.

Conforme levantamento realizado pela Sesapi, por meio do Vacinômetro, o Piauí apresenta percentual de 7,08% da população vacinada com a dose de reforço. Deste número são 164.723 pessoas com 60 anos ou mais, 54.193 trabalhadores em saúde, 5.576 imunossuprimidos e 7.710 pessoas de 18 a 59 anos.

De acordo com orientações do MS, o imunizante Pfizer deve ser utilizado, preferencialmente, para aplicação da dose de reforço, respeitando os cinco meses após a última dose do esquema vacinal com a segunda dose ou dose única.

A dose de reforço também é destinada a população com alto grau de imunossupressão que deve receber o imunizante Pfizer 28 dias após a última dose do esquema básico.

Com relação às pessoas que foram imunizadas com a Janssen, o MS orienta que a segunda dose também deve ser administrada com o mesmo imunizante no período entre dois e cinco meses após a primeira dose.

O secretario de saúde, Florentino Neto, afirmou que muitas pessoas que se imunizaram com a Janssen receberam a dose de reforço da Pfizer, e que nesse caso, a pessoa não precisa mais de outra dose de reforço da Janssen, pois o esquema vacinal foi concluído.

Ainda segundo a Sesapi, as mulheres gestantes e puérperas que foram imunizadas com a vacina da Janssen devem receber a dose de reforço da Pfizer. O gestor convocou a população que está em atraso na vacinação a procurar os postos de vacinação e receber a primeira dose ou segunda.

Florentino Neto também ressaltou a importância da dose de reforço para completar a imunização contra a covid-19.

“Quem vai tomar a dose de reforço deve obedecer o prazo estipulado para cada imunizante, como forma de ampliar a resposta imunológica esperada com a dose de reforço ao esquema vacinal completo. Com o aparecimento de novas variantes o passaporte de vacina passará a fazer parte do cotidiano das pessoas como medida de segurança sanitária”, explica o gestor.

Facebook
Veja também