Viagora

Piauí confirma quatro casos da variante Delta, diz Sesapi

Ainda segundo a Sesapi, entre as pessoas contaminadas pela variante estão três pessoas de Teresina e um da cidade de Picos, com idades que vão de 21 a 58 anos.

Nesta quarta-feira (15), a Secretária de Estado da Saúde (Sesapi), informou que o Piauí registrou os primeiros casos da variante Delta em infectados pelo coronavírus no mês de outubro, no entanto, não houve registro de internações e óbitos entre os infectados.

Ainda segundo a Sesapi, entre as pessoas contaminadas pela variante estão três pessoas de Teresina e uma da cidade de Picos, com idades que vão de 21 a 58 anos. O Piauí foi o último estado do país a detectar casos da variante Delta.

A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, explicou que o órgão permanece com atenção na situação epidemiológica no estado e que qualquer alteração deve ser informada para o laboratório de referência.

“A Sesapi continua vigilante com a situação da pandemia no Piauí, e quando percebemos qualquer alteração nas amostras de casos positivos enviamos para nosso laboratório de referência, para realização do sequenciamento genético. Desta vez foram detectados casos da variante Delta no estado, que era o único sem registros no país” afirma o gestor.

Conforme o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde – CIEVS, do Piauí, não há registro de internação ou óbitos dos pacientes infectados pela variante da covid-19 no Sistema de Notificações de Síndromes Respiratórias Agudas Graves.

Além disso, os municípios que apresentaram os casos já foram notificados pela CIEVS.

As amostras do vírus foram sequenciadas pela FioCruz, no Rio de Janeiro e o resultado foi divulgado nesta quinta-feira. Segundo a Sesapi, 95 amostras foram encaminhadas a fundação e destas apenas 28 possibilitaram o sequenciamento genético, que confirmou a variante Delta nos quatro infectados pelo coronavírus.

Segundo a FioCruz, os resultados do sequenciamento mostraram que há circulação de duas diferentes linhagens de SARS-CoV-2 no estado, são elas a Gamma (P.1) e Delta (B.1.617.2).

Florentino Neto, secretário de Saúde, afirmou que diante deste cenário os resultados trazem uma nova alerta a população e aos municípios para que fiquem atentos e intensifique a imunização contra a covid-19 para conter o avanço do vírus.

“Precisamos continuar a imunizar ainda mais, para não termos novas variantes como a Delta, que já está no nosso estado, e a Ômicron, já registrada em alguns estados brasileiros”, explica o gestor.

O secretário ressalta a importância de retornar aos postos de vacinação para se imunizar com a segunda dose da vacina e se for sua vez receber o reforço da vacina para completar o esquema vacinal.

“Importante ainda também mantermos os cuidados sanitários, que ajudam na prevenção da doença, como uso de máscara, uso de álccol e evitar aglomerações”, lembra Florentino Neto.

Facebook
Veja também