Viagora

Covid-19: Wellington Dias autoriza abertura de novos leitos de UTI

Segundo o governador, a medida tem o objetivo de assegurar uma maior cobertura na rede de saúde do estado.

Nessa última quinta-feira (27), o governador do Piauí Wellington Dias anunciou a autorização para abertura de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínico que serão distribuídos nos polos de saúde como o da região de São Raimundo Nonato e Oeiras.

Segundo o governador, a medida tem o objetivo de assegurar uma maior cobertura na rede de saúde do estado para que seja possível evitar um colapso no atendimento a casos da covid-19, devido o aumento do número de infectados pelo vírus.

“No Piauí nós tivemos um crescimento em quatro regiões de saúde onde já estamos com o número de leitos que eram disponibilizados já ocupados, por isso autorizei novos leitos para regiões como São Raimundo Nonato, Oeiras e outras regiões do estado. O objetivo, com essa elevação no número de leitos, é garantir as condições de atendimento”, pontua Wellington Dias.

Para Wellington Dias o cenário epidemiológico do país é preocupante e com a presença variante Ômicron em várias regiões do Brasil há a maior transmissibilidade do vírus.

“No Brasil nós estamos vivendo um momento grave nessa área da pandemia, nós tivemos com a variante ômicron um crescimento pela capacidade de maior transmissibilidade em todo o Brasil. Começou mais forte na região norte, agora ela se espalhou por todo o país. Isso está levando ao crescimento no número de internações, é verdade que numa proporção menor por conta da vacinação, mas essa proporção menor já está colocando várias regiões de saúde do Brasil com praticamente 80% de leitos ocupados, tanto de UTIs quando de leitos clínicos no nos estados brasileiros”, explicou o governador.

Além disso, o governador ressaltou que é importante a contribuição da população no enfrentamento as novas variantes do coronavírus e por isso é necessário reforçar os cuidados de prevenção contra o vírus.

“É preciso também cuidar da prevenção, assim, queremos que as pessoas possam colaborar com o uso da máscara, com a higiene, evitando a aglomeração, evitando transmissibilidade, se tiver sintomas, procurar atendimento médico, pode ser de forma virtual, e ainda a testagem, para caso confirmando, ter o isolamento necessário para evitar a transmissão”, afirmou Dias.

O governador explicou ainda que a medida foi adotada em acordo com o Fórum dos Governadores do Brasil e será implantado em outros estados, bem como o aumento da fiscalização nos pontos de entrada do país.

“Por essa razão, estamos tratando juntos os governadores do Brasil a respeito da ampliação de leitos, medidas preventivas para que possamos controlar esse momento da pandemia. Uma preocupação com brasileiros indo para outros países e pessoas de outros países vindo para o País, de um controle maior na entrada de pessoas em aeroportos, portos para evitar novas variantes”, finaliza o governador.

Facebook
Veja também