Viagora

Casos da Covid-19 registram queda pela 2ª semana consecutiva no Piauí

Conforme a Sesapi, nos últimos 14 dias a variação dos casos diminuiu seu percentual de 524% na 48ª semana, para 150% na semana 50ª.

Nesta terça-feira (20), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou boletim epidemiológico da 50ª semana que aponta queda nos casos de covid-19, fato que ocorre pela segunda semana consecutiva. Os dados são referentes ao período de 11 a 17 de dezembro. Nos últimos 14 dias a variação dos casos diminuiu seu percentual de 524% na 48ª semana, para 150% na semana 50ª.

Conforme a Sesapi, com relação a 49ª semana, o Piauí apresentou variação de 391%. Já nos últimos sete dias a média móvel registrou 389 casos.

Ainda segundo dados epidemiológicos, os óbitos decorrentes de complicações com a covid-19 registraram estabilidade. O percentual passou de 100% para 8% nos últimos quatorze dias. Em relação à média móvel de óbitos da doença, manteve-se em 02, se comparado à semana 49ª semana.

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, afirmou que os números são resultado do cumprimento das medidas sanitárias para reduzir os casos no Estado.

“Esses números mostram que a população vem seguindo às medidas determinadas nos decretos do Governo do Estado, e precisamos que os mesmos mantenham esses cuidados para que o vírus possa ser disseminado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior.

Além disso, os dados da Sesapi também apontaram uma diminuição no Índice de Transmissibilidade da doença, em comparação aos últimos sete dias passando de 1,54 para 1,43. Já a taxa de positividade dos testes RT-PCR reduziu de 39% para 36%.

O Superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, destacou que os esforços das autoridades de saúde em combate a covid-19 e reforçou a importância da vacinação contra a doença.

“Significa que os nossos esforços em cumprir as medidas sanitárias estão dando resultado. E é importante concluir o esquema vacinal para que todos possamos ficar mais tranquilos em relação à doença. Por isso pedimos que todos completem esse ciclo, principalmente aos pais e responsáveis, que levem suas crianças para serem vacinadas”, reforça.

A Sesapi informou ainda que as internações pela doença mantiveram estabilidade. Quanto a ocupação dos leitos clínicos, houve diminuição passando de 84 para 80 internados. Já nas unidades de terapia intensiva a ocupação passou de 24 para 30 pacientes, na 50ª semana. Por fim, os leitos de estabilização saíram de 05 para somente uma pessoa internada.

“É muito importante mantermos o uso de máscaras e seguir todas às orientações de prevenção da doença”, lembra o secretário.

Mais conteúdo sobre:

Covid-19

Vacina contra Covid-19

Facebook
Veja também