Viagora

"O passaporte de vacinação é um tiro no pé", diz Abrasel no Piauí

A Abrasel informou por meio de nota divulgada nas redes sociais que a ação adotada pelo Governo Estadual é "inócua" e "injusta".

Nessa quarta-feira (02), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - seccional Piauí (Abrasel) emitiu nota através das redes sociais questionando a obrigatoriedade do comprovante de vacina contra a covid-19 que deve ser exigido na entrada de estabelecimentos como restaurantes, bares e demais serviços.

A medida foi determinada através do Decreto Estadual Nº 20.525 publicado no Diário Oficial do Estado e assinado pelo governador Wellington Dias.

De acordo com a Abrasel, a ação adotada pelo Governo Estadual é "inócua" e "injusta" e a Associação afirmou ainda que defende a vacinação, mas que a exigência do passaporte de vacina é um “tiro no pé”.

“A Abrasel defende e apoia a vacinação! Inclusive, sendo uma das primeiras organizações do país a se manifestar em uma campanha pública sobre a necessidade de vacinar a população. Contudo, diferentemente da vacinação, o passaporte é um tiro no pé. Exigi-lo traz uma falsa sensação de segurança para a sociedade por parecer que essa medida contém a disseminação do vírus”, destaca em trecho da nota.

A Abrasel afirma que seria mais eficiente investir em campanhas de estimulo a vacinação bem como ao cumprimento dos protocolos de segurança e respeito ao isolamento social.

“Eficiente também seria garantir os testes para que os trabalhadores recebam tratamento correto e fiquem afastados apenas o tempo necessário”, complementa em nota.

Os donos de bares e restaurantes alegam que a medida deve trazer mais custos aos estabelecimentos em um período em que os locais enfrentam desafios econômicos diante da pandemia.

Por fim, a Abrasel pede que o governador Wellington Dias possa ouvir os donos de restaures e bares e que a medida seja revogada.

Facebook
Veja também