Viagora

Covid-19: Mais de 247 mil piauienses não tomaram nenhuma dose de vacina

Conforme a Secretária da Saúde (Sesapi), esse número representa 8,12% da população vacinável com cinco (05) anos ou mais.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Piauí nessa sexta-feira (04), mesmo com a alta no número de casos e óbitos pela Covid-19, mais de 247 mil piauienses ainda não tomaram nenhuma dose da vacina.

Conforme a Secretária da Saúde (Sesapi), 247.167 crianças, adolescentes e adultos são aguardados para a tomar a primeira dose da vacina, o que representa 8,12% da população vacinável com cinco (05) anos ou mais.

Foto: Luis Marcos/ Viagoravacinação
vacinação

O secretário da saúde, Florentino Neto, destaca que apesar dos esforços das prefeituras e dos reforços da Sesapi, muitas pessoas continuam ignorando a importância da vacinação.

“Estamos enfrentando a terceira onda da Covid-19 no País e, apesar dos esforços concentrados de estado e municípios para vacinar toda a população, muitas pessoas continuam ignorando o fato de que só a vacina salva vidas”, destacou.

Segundo o Governo do Estado, o Piauí ocupa o segundo lugar no ranking nacional de vacinação, com 83,10% de cobertura vacinal, abaixo apenas de São Paulo, que lidera com 84, 97%. No Nordeste, é o estado que mais vacinou até o momento.

Para Florentino Neto, mesmo com números tão positivos, é preocupante o número de piauienses que ainda estão descobertos da imunização, sujeitos a contrair casos graves da Covid-19 e serem vetores para o aparecimento de novas variantes da doença.

O superintendente de Atenção à Saúde, Herlon Guimarães, ressalta que a variante Ômicron, de maior transmissibilidade, está em circulação pelo Estado e provavelmente vem contribuído com o aumento de casos.

Herlon ressalta ainda a importância das pessoas avaliarem os números que a pandemia registra no Piauí, antes e depois da vacinação.

“Esses números permitem uma avaliação de como é importante a vacina para a redução de casos graves e óbitos. São 247.167 pessoas que estão correndo risco de contrair a doença em um estado mais grave e podendo evoluir até o óbito”, alerta. “Quem não vacinou pode procurar um posto de saúde e iniciar o ciclo de imunização. É um passo importante para todos os piauienses”, destacou o superintendente.

Facebook
Veja também