Viagora

Números de mortes e casos de Covid-19 apresentam queda no Piauí

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, conforme o Painel Epidemiológico, nesta sexta (11).

Nesta sexta-feira (11), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) divulgou dados do Painel Epidemiológico, que aponta uma queda nos números de casos e mortes por Covid-19 no Piauí.

De acordo com a Sesapi, nos últimos sete dias, o estado registrou uma baixa de 62% nas mortes pela doença. A média móvel de óbitos ficou em dois óbitos, comparado com a semana passada.

Foto: Luís Marcos/ ViagoraFlorentino Neto, secretário de saúde
Florentino Neto, secretário de saúde

O secretário de Saúde, Florentino Neto explica que a baixa é resultado da vacinação no estado e das medidas adotadas pelo Governo do Piauí.

“O que vemos aqui são os reflexos da vacinação em nosso estado e das medidas adotadas através dos decretos do Governo do Estado. O Piauí já alcançou mais de 80% de sua população com as duas doses da vacina e agora estamos trabalhando com os municípios a aplicação da dose de reforço, que é fundamental na prevenção dos agravos da doença”, destacou.

Segundo os dados do Painel Epidemiológico, os números de casos de Covid-19 também registraram um decréscimo de 73%, nos últimos sete dias, contabilizando uma média móvel de 116 casos.

Florentino Neto também ressalta que é preciso manter as medidas de proteção contra o vírus, para continuar com a diminuição no número de casos e mortes.

“Mesmo com a diminuição dos números de mortes e casos precisamos manter as medidas de proteção contra o vírus e continuar tomando as doses das vacinas, necessárias para nossa prevenção, somente com todos os piauienses vacinados iremos conseguir sair desta pandemia”, ressaltou.

Ainda segundo a Sesapi, a diminuição dos casos de Covid-19 e dos óbitos, também está sendo refletida na taxa de ocupação de leitos. Atualmente 14% dos leitos clínicos, disponibilizados para pacientes infectados com o vírus, estão ocupados. Com relação a leitos com respiradores a ocupação de UTI, é de 45,6% e os leitos de estabilização estão com uma taxa de 7%.

Facebook
Veja também