Viagora

COE Estadual mantém uso de máscaras em todos os ambientes no Piauí

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressaltou que a recomendação do COE foi implementada conforme critérios científicos e após analises de dados criteriosos do cenário epidemiológicos.

Nessa terça-feira (15), o Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI) se reuniu junto ao Comitê Cientifico do Nordeste e decidiram determinar a permanência do uso de máscaras em todos os ambientes no estado.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, ressaltou que a recomendação do COE foi implementada conforme critérios científicos, bem como após analises de dados criteriosos do cenário epidemiológico.

“Este é um momento de prudência. Vivemos em um mundo globalizado e hoje já vemos casos de novas variantes (Deltacron) crescendo na Europa e já com dois casos no Brasil. Então nosso comitê estadual decidiu deixar para daqui a 15 dias uma nova decisão sobre a retirada ou não do uso de máscara, decisão também proferida pelo Comitê do Nordeste”, destaca o secretário.

Diante da nova decisão, o Comitê Científico do Nordeste informou através do documento que o período pandêmico ainda não chegou ao seu fim e orientou a população a ter cautela para adotar flexibilização de medidas restritivas contra a covid-19.

Ainda em nota o comitê também alertou sobre a importância de dar continuidade a vacinação em todo o estado.

“Mesmo considerando o declínio da pandemia no Estado, recomenda-se a manutenção das medidas de segurança sanitária, principalmente a manutenção do uso de máscaras”, complementa o Comitê.

Conforme o secretário, o número de casos e mortes pela doença tem registrado uma queda acentuada de 70% nas últimas semanas no Piauí. Florentino Neto ainda pontuou que a vacinação com todas as doses e o cumprimento das medidas sanitárias segue sendo uma dos fatores para contribuir com a transição desse cenário epidemiológico.

“O Piauí é o campeão em vacinação no Brasil, estamos em primeiro lugar na primeira dose e seguimos nas primeiras colocações com relação à imunização das nossas crianças e segunda dose, mas precisamos de todos vacinados para flexibilizar as medidas”, explica Florentino Neto.

Mais conteúdo sobre:

Covid-19

Florentino Neto

Facebook
Veja também