Viagora

Após reabertura, movimentação no Centro de Teresina é intensa

Mesmo com a reabertura de novos setores, a Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), orienta que as pessoas devem priorizar os serviços online e de entrega à domicílio.

A Prefeitura de Teresina deu início nessa segunda-feira (27) a primeira etapa da Fase 2 de retomada da economia na capital, com a reabertura de pet shops e do comércio de varejo e atacado de itens não essenciais, como móveis, eletrodomésticos, óticas e joalherias, além da reabertura de igrejas e parques com atividades ao ar livre.

De acordo com prefeitura, para a reabertura gradual de novos setores, algumas orientações devem ser seguidas, como sinalizar o chão com fita adesiva, indicando o distanciamento mínimo; as portas dos estabelecimentos devem ficar abertas e o sistema de ar-condicionado deverá ficar desligado; as máquinas de cartão deverão estar protegidas com plástico filme e higienizadas com álcool 70% antes e depois de serem utilizadas.

Outra medida diz respeito ao horário de funcionamento, as lojas do Centro poderão funcionar de 9h às 15h com 50% da capacidade de operacional.

A bacharel em Direito, Bruna Pires, relata que foi até o Centro de Teresina para retirar um eletrodoméstico que comprou pela internet, e afirma que as lojas estão seguindo as orientações de segurança e higiene.

“Eu vim atrás de um eletrodoméstico, pra ver se retirava na loja, mas ainda tá tendo muita aglomeração, mas tá funcionando normal. As medidas estão sendo seguidas [pelas lojas], de acordo com as normas. Tão medindo a temperatura, e entrando de um por um de acordo com o que vai saindo da loja”, relata a cliente.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraReabertura de lojas no centro da cidadeReabertura de lojas no Centro da cidade

Segundo a Superintendência de Transportes e Trânsito (Strans), as ruas do Centro de Teresina continuam bloqueadas em alguns cruzamentos, e que somente estão autorizados a trafegar motoristas de aplicativo, transporte de carga, táxi e mototáxi, funcionários de serviços essenciais e casos de urgência e emergência.  

Esta nova etapa de reabertura havia sido adiada pela Prefeitura de Teresina devido à grande movimentação de pessoas no Centro da capital. Mesmo com a reabertura de novos setores, a Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), orienta que as pessoas devem priorizar os serviços online e de entrega à domicílio, evitando sair de casa sem necessidade.

Confira quais setores estão autorizados a reabrir

Facebook
Veja também