Viagora

Cepro diz que pequenos negócios precisam de ajuda no Piauí

De acordo com a superintendente da Cepro, o estudo realizado abordou os impactos do novo coronavírus sob a perspectiva de três agentes econômicos: família, empresas e governo.

Com o objetivo de entender os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia do Piauí, a Superintendência De Estudos Econômicos e Sociais (Cepro), realizou um estudo para a elaboração de um boletim socioeconômico.

De acordo com a superintendente da Cepro, Liége Moura, o estudo realizado abordou os impactos do novo coronavírus sob a perspectiva de três agentes econômicos: família, empresas e governo.

  • Foto: ViagoraLojas de artesanato fechadasDecreto estadual determinou a suspensão de atividades comerciais durante a pandemia de Covid-19.

“O boletim nos coloca diante de uma realidade onde 62% da população se encontra numa situação vulnerável, portanto, elegível ao auxílio emergencial, do Governo Federal. As empresas, por sua vez, são impactadas diretamente e mais de 70% delas aderiram ao Simples Nacional, sendo também beneficiadas com o adiamento do pagamento, o que dará um fôlego para conseguirem passar por esse período de isolamento social” , explicou a superintendente.

Com base nos dados da pesquisa, 65% da força de trabalho no estado é composta por pessoas sem carteira assinada, autônomos ou que estão sem ocupação no momento.  A pesquisa também analisou o auxílio emergencial no Piauí, e constatou que 97% das pessoas cadastradas no “Bolsa Família” passaram a receber o auxílio, resultando em um aumento temporário na renda mensal.

Já em relação às empresas, o estudo mostra que aproximadamente 75% das instituições piauienses optaram pelo regime de tributação Simples Nacional e podem ser beneficiadas com a medida que adia o pagamento do imposto.

Segundo a Cepro, um estudo feito pelo Sebrae Nacional sobre o impacto da pandemia nos pequenos negócio, mostra a necessidade de divulgar as medidas tomadas pelo governo para ajudar os pequenos empreenderes.

Após o estudo, foi constatado alguns pontos para políticas públicas, e dentre as medidas, se destaca a importância do governo divulgar as iniciativas de amparo às empresas e de ferramentas de apoio ao negócio, como a plataforma “Piauí Delivery”, assim como o acompanhamento de metas e índices de amparo social, incluindo o setor educacional.

Facebook
Veja também