Viagora

Dudu critica Firmino sobre Inthegra: “assumiu erro tarde demais”

O vereador teceu críticas a falas do atual prefeito de Teresina, sobre os desafios que serão enfrentados pelo prefeito eleito Dr. Pessoa.

Nesta sexta-feira, 18 de dezembro, o Viagora conversou com o vereador reeleito Dudu (PT), que comentou sobre declarações do prefeito Firmino Filho (PSDB) acerca dos desafios que o prefeito eleito, Dr. Pessoa (MDB), enfrentará em sua gestão e sobre o posicionamento do PT na base governista.

Em entrevista recente à imprensa, o atual gestor da capital afirmou que o maior desafio que Dr. Pessoa vai enfrentar será a organização e retomada das operações do Inthegra.

Para Firmino, apesar da implementação da estrutura do sistema, o modo de operação foi prejudicado pela pandemia de Covid-19, e que a situação foi agravada pela crise, que teria “quebrado” o setor de transporte coletivo.

“Nesse ano, por conta da pandemia, o Inthegra parou e nós retornamos ao modelo original, que é radial, e esse modelo está ainda gradativamente sendo retomado, porque o setor de transporte coletivo foi muito afetado pela crise e praticamente quebrou. A retomada desse setor está sendo lenta, então o desafio do novo prefeito é retomar e reorganizar o setor e ao mesmo tempo saber como vai ser a operação do Inthegra”, comentou Firmino.

  • Foto: Lucas Klisman/ViagoraPrefeito Firmino Filho (PSDB)Firmino afirmou que o principal desafio da gestão de Dr. Pessoa será o Sistema Inthegra.

Para Dudu, o tucano teria assumido o erro tarde demais e que é necessário que haja uma auditoria nos contratos firmados entre a Prefeitura de Teresina e o Setut.

“Falar isso é assumir um erro tarde demais. Nós pontuamos isso ao longo da implantação do Inthegra. Eu acho que tem uma relação muito duvidosa entre a prefeitura e o Setut. Eu quero pontuar nessa questão do transporte público já sugerindo a suspensão e auditoria dessa licitação, existe muita coisa aí que tem que vir à tona. Não podemos permitir essa mazela com o povo de Teresina, um descaso com o transporte público. O poder público tem a obrigação, já que outorgou o serviço à iniciativa privada, mas a responsabilidade é da gestão pública. Eu fico triste com o Firmino, por mais uma vez assumir um erro tarde demais. Com o PSDB no poder, as coisas eram sempre no futuro, ‘vamos fazer isso, vamos fazer aquilo’, e agora sabe falar no presente”, declarou o vereador.

  • Foto: Luis Marcos/ViagoraVereador DuduDudu criticou a fala do prefeito Firmino Filho: assumiu um erro tarde demais.

O parlamentar comentou ainda que Firmino ignorou as alegações da oposição quanto aos problemas gerados pelo novo sistema de integração do transporte coletivo na capital.

“Ele está assumindo que cometeu um erro gravíssimo, depois que está entregando a prefeitura, e dizendo que é um desafio, que é complicado. Por que ele não disse isso antes e tentou resolver o problema? Nós apontamos os caminhos e ele não quis. Ele tem uma relação muito estranha com o Setut, para não dizer outra coisa”, disse.

PT na base governista

Dudu falou ainda sobre a situação do PT frente ao governo de Dr. Pessoa, reafirmando que o partido fará parte da base do prefeito eleito na Câmara Municipal e que “não fechou nenhuma porta” com relação a uma possível indicação do seu nome para ser líder da bancada governista.

“Na Câmara, nós sempre tivemos um enfrentamento à gestão do PSDB por entender que nós poderíamos avançar mais. No 2º turno, eu ajudei na campanha do Dr. Pessoa, na hora de pontuar os problemas de Teresina, que poderia ser feito muito mais pela cidade, então eu acho que ajudei nessa questão de estar pautando as faltas da gestão do PSDB. Nós esperamos ser respeitados na gestão [de Dr. Pessoa]. Nós não fechamos nenhuma porta”, finalizou.

Facebook
Veja também