Viagora

Firmino diz que lockdown continuará sendo adotado aos domingos

Nesta quarta-feira (9), o prefeito de Teresina também falou sobre os dados da 19ª etapa da pesquisa de investigação sorológica da Covid-19.

O prefeito Firmino Filho divulgou nesta quarta-feira (9), que o lockdown parcial, com medidas mais rígidas de funcionamento das atividades econômicas na capital, deverá  continuar sendo adotado nos próximos domingos.

O gestor também falou sobre os dados da 19ª etapa da pesquisa de investigação sorológica, que apontou a continuidade da tendência de queda no número de casos e mortes pelo coronavírus em Teresina.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

Segundo Firmino, o Comitê Emergencial do município vai avaliar nos próximos dias, o impacto da flexibilização das atividades aos sábados. "Liberamos as atividades aos sábados e vamos esperar, pelo menos, duas semanas para ver o impacto da medida, especialmente porque esse último final de semana foi um pouco atípico, por conta do feriado".

O prefeito falou também sobre a volta das aulas nas escolas da rede municipal de ensino na capital. Ele reafirmou que ainda não há uma data definida. 

"Não existe nenhuma previsão com relação ao retorno das escolas. Temos feito pesquisas e existe uma preocupação dos pais dos alunos com relação a esse retorno. Só vamos retornar as aulas com a garantia da segurança", disse o gestor.

Com relação as aglomerações em eventos políticos do período eleitoral, o prefeito afirmou que os encontros estão sendo monitorados pelo Comitê Emergencial.

Segundo os dados da 19ª etapa da Pesquisa de Investigação Sorológica apresentados, existe uma tendência de queda no número de casos e mortes por Covid-19 na capital.

Conforme pesquisa realizada entre os dias 04 e 06 de setembro, a capital possui 154.721 casos confirmados da doença, sendo o número seis vezes maior que a quantidade oficial de casos confirmados pela Fundação Municipal de Saúde.

O levantamento mostra também que Teresina possui 20.151 casos ativos de coronavírus. Essas pessoas tiveram contato com o vírus há menos de 14 dias e que ainda podem estar vivenciando a fase ativa da doença e na fase de transmissão. 

Já sobre a taxa de ocupação de leitos de UTI, o prefeito informou que a média móvel da taxa de ocupação não Covid-19 está em 71,88%,

A pesquisa mostrou também a média de ocupação nos leitos destinados exclusivamente a pacientes com Covid-19 está em 61,10%.

Facebook
Veja também