Viagora

MP recomenda que paróquia de Inhuma cancele eventos por Covid-19

A Prefeitura do Município já declarou situação de emergência em saúde pública e dispôs sobre as medidas de enfrentamento à pandemia.

A Promotoria de Justiça de Inhuma encaminhou nessa sexta-feira (19), recomendação administrativa à paróquia da cidade, com orientações para o cancelamento de todos os eventos com aglomerações, como procissões, vias sacras, reuniões, assembleias, encontros, retiros e similares.

Segundo o órgão ministerial, trata-se de medida necessária à prevenção ao contágio por COVID-19, o novo Coronavírus.

“A alta escalabilidade viral do COVID-19 exige infraestrutura hospitalar adequada, com leitos suficientes e composta com aparelhos respiradores em quantidade superior à população em eventual contágio, o que está fora da realidade de qualquer centro médico do Estado”, lembra o promotor de Justiça Paulo Maurício Araújo Gusmão, titular em Inhuma.

A Prefeitura do Município já declarou situação de emergência em saúde pública e dispôs sobre as medidas de enfrentamento à pandemia.

O Ministério Público baseou-se também no Decreto Estadual nº 18.884/2020 e nas orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

O pároco responsável enviou resposta nessa sexta, informando que, em atendimento à recomendação, as missas na igreja matriz e nas capelas estão suspensas até o dia 15 de abril. Outras atividades, como o Show de Prêmios da paróquia, serão transmitidas pela internet e por emissora de televisão local.

A atuação da Promotoria de Justiça contou com o auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, que disponibilizou modelos de recomendação aos membros do Ministério Público.

Facebook
Veja também