Viagora

“Muitas empresas não irão conseguir reabrir”, diz Sindilojas

O presidente do sindicato dos lojistas, Tertulino Passos disse que até o momento a prefeitura não deu nenhuma perspectiva sobre a volta das atividades.

Em entrevista ao Viagora, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Estado do Piauí (Sindilojas-PI) Tertulino Passos, falou sobre a situação do comércio em meio a pandemia e disse que várias empresas pequenas não conseguirião abrir novamente.

De acordo com o presidente do Sindilojas, eles estiveram em reunião com a Prefeitura de Teresina na semana passada, mas até o momento nenhuma posição foi dada. Tertulino relata que o prazo das suspenções de contratos está terminado e os empresários possuem duas alternativas: ou reduzir a jornada e consequentemente os salários, ou dar férias para os funcionários.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Presidente do Sindilojas-PI, Tertulino PassosPresidente do Sindilojas-PI, Tertulino Passos

“Tá terminado agora a suspensão de contratos e a única opção que o empresário vai ter será utilizar a forma de redução. Mas tá previsto em legislação, redução de salários e jornada. Por exemplo, tá retornando todo mundo agora, essa semana retornou uma parte agora, dia primeiro, e outras empresas vão retornar durante essa semana, que são exatamente o retorno das suspenções. Então as empresas têm duas alternativas: se tiver férias, mais de cinco dias, ele [empresários] podem dar férias para as pessoas, é o que tá previsto. Por exemplo, você dá férias de cinco dias, de seis dias, sete. E a outra medida seria a redução da jornada de trabalho e de salário. Só que tô fechado, eu vou ficar com uma pessoa com salário reduzido pra quê? Então, essa é a última alternativa que vai ser implementada, primeiro tem que optar pelas férias, se tiver”, explicou Tertulino.

Ainda segundo o presidente do Sindilojas, o fechamento do comércio e a demora para a reabertura tem prejudicado principalmente as pequenas empresas, e relata que muitas delas não irão conseguir reabrir  novamente.

“Fechar, nós temos muitas empresas pequenas que elas não vão conseguir abrir as portas, inclusive, muitas empresas já fecharam ali, o cara não consegue abrir. O percentual é 30% em média, é o que tá se desenhando aqui pra Teresina. 30% devem nem abrir as lojas, é uma pesquisa do Sebrae sobre isso. Nós ainda não temos dados oficiais sobre isso, mas temos essa pesquisa”, afirmou representante.

Facebook
Veja também