Viagora

Piauí recebe primeiro lote da vacina Janssen nesta quinta-feira

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, todos os municípios receberão doses da vacina da Jhonson & Jhonson.

Na tarde desta quinta-feira (24), o Piauí recebe o primeiro lote da vacina Janssen. Serão 21.250 doses do imunizante, além de 44.800 doses da CoronaVac.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), todos os municípios receberão doses da vacina Janssen.

  • Foto: AscomSecretário de saúde, Florentino Neto.Secretário de saúde, Florentino Neto.

O secretário de Saúde, Florentino Neto comemora a chegada das vacinas e alerta para que os municípios apliquem as doses assim que receberem.

"Mais uma vacina para ajudar na aceleração da vacinação dos piauienses. Pedimos aos municípios que assim que receberem essas doses, apliquem o mais rápido possível na população e façam o registro nos sistemas" ressaltou.

Segundo a Sesapi, além de ter se mostrado segura e eficaz e ter a aprovação emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o final de março, a vacina da farmacêutica Jhonson & Jhonson, traz uma vantagem importante, que é de apenas uma dose para a imunização completa.

Para o secretário de Saúde, essa nova vacina vai facilitar o processo de imunização, onde as pessoas não precisarão voltar ao posto de saúde para completar o esquema vacinal.

"Isso amplia o número de pessoas que pode ser protegida e facilita todo o processo, uma vez que não há necessidade de voltar ao posto de saúde após algumas semanas para completar o esquema vacinal. Porém, aqueles que já tomaram as doses das outras vacinas que precisam de duas necessitam voltar aos postos de saúde nas datas estabelecidos pelos municípios e completar seu esquema" disse.

Ainda de acordo com a Sesapi, as vacinas da Janssen e da CoronaVac serão distribuídas conforme a resolução da Comissão Intergestora Bipartite. Sendo 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

Nesta sexta-feira (25), o Piauí também deve receber 31.590 doses da Pfizer. A previsão é que o avião com as vacinas aterrisse no aeroporto Petrônio Portela em Teresina, às 15h30, mesmo horário previsto para os imunizantes que chegarão hoje.

O secretário Florento Neto explica que, devido as vacinas chegarem em dias diferentes, a Sesapi vai realizar a entrega dos imunizantes, às regionais de saúde, no sábado (26), para que os municípios possam fazer a retirada.

“Nossas equipes estarão de plantão, no sábado, para distribuírem aos municípios assim que elas estiverem com as regionais. Pedimos às secretarias municipais de Saúde, que possam retirar essas vacinas o mais rápido possível e realizem a vacinação”, destacou.

Facebook
Veja também