Viagora

Piauí registra mais de 67 mil recuperados da Covid-19, diz Sesapi

O superintendente alerta ainda que a recuperação total da doença não significa que está tudo liberado.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informou que o estado do Piauí atingiu a marca de 67.507 curados do coronavírus, segundo dados do boletim epidemiológico.

Para que um paciente seja considero curado da Covid-19 não é necessária a realização de testes novamente, como explica o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, da Sesapi, Herlon Guimarães. 

“Estamos falando de uma doença nova sobre a qual muitas perguntas são feitas e ainda toda a comunidade científica está fazendo pesquisas. Neste primeiro momento, os estudos orientam que a alta dos pacientes está condicionada aos sintomas clínicos e não por exames, porque existem pessoas que após noventa dias continuam dando positividade nos testes”, lembra.

O quadro clínico ideal, segundo os especialistas, para a alta médica é a aquele que apresenta diminuição de febre, da dor de cabeça, respiração voltando ao normal o que indica que o paciente pode deixar o hospital. “É bom lembrar que, depois do décimo dia, dependendo da gravidade da pessoa, ela não transmite mais o coronavírus”, enfatiza Herlon Guimarães.

Os pacientes que não precisaram de internação pois tiveram sintomas leves da doença ou foram assintomáticos são considerados curados 14 dias após o aparecimento dos sintomas ou da realização do teste.

O superintende alerta ainda que a recuperação total da Covid-19 não significa que está tudo liberado. A pessoa que superou a infecção mas, assim como o resto da população, deve continuar respeitando as orientações das autoridades em saúde pública. “É importante o isolamento social sempre que possível e continuar adotando aquelas medidas básicas de lavar as mãos, usar máscaras e cobrir a boca e o nariz com o braço ao tossir ou espirrar ”, destaca.

Facebook
Veja também