Viagora

Piauí registra queda nas mortes por Covid-19 em julho, diz Sesapi

Para o secretário, Florentino Neto, com a vacinação, a tendência é que o número de óbitos reduza cada vez mais e a ocupação de leitos também.

Em dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), foi constatado uma redução de 70,16% do número de óbitos por Covid-19 em julho de 2021, em relação ao mesmo período de 2020 no Piauí.

Conforme os dados, também houve redução de ocupação de leitos de UTI nos hospitais do Estado. A Sesapi informou que em julho de 2020, o número de mortes pelo novo coronavírus chegou a 667, no mesmo período de 2021, foram 199 óbitos durante o mês de julho (até o dia 29/07).

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíSecretário da Sesapi, Florentino NetoSecretário da Sesapi, Florentino Neto

Nas últimas 24 horas, o boletim da Sesapi registrou quatro óbitos por Covid. No dia 29 de junho deste ano, foram 10 óbitos. O número de ocupação de leitos por pacientes Covid também reduziu. Dia 29 de junho de 2021, 83,2% dos leitos de UTI estavam ocupados no interior do Estado e 70,9% na capital, já no dia 29 de julho de 2021, 56,1% dos leitos de UTI ocupados no interior e 44,9% na capital.

De acordo com o Superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, a redução de óbitos e de ocupação de leitos por pacientes Covid é um reflexo da vacinação.

“Pelo menos 40,92% da população do Piauí já está vacinada com a primeira dose. A vacinação segue avançando no Estado e, assim, vamos conseguir quebrar o ciclo de transmissão do coronavírus”, destacou.

O Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que com a vacinação, a tendência é que o número de óbitos reduza cada vez mais e a ocupação de leitos também, mas ressalta a importância de continuar mantendo os cuidados.

“A população ainda não pode relaxar e deve continuar usando máscaras, higienizando as mãos e mantendo o distanciamento social. Já temos a possibilidade de dias melhores pela frente”, pontua.

Facebook
Veja também