Viagora

Sesapi inicia reabilitação de pacientes com sequelas da Covid-19

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, estas pessoas devem ser reguladas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), localizado em Teresina, iniciou nesta terça-feira (17), a primeira triagem dos pacientes com sequelas da Covid-19, para o programa de reabilitação. Cinco pessoas vão passar por este processo. São aquelas que estiveram em UTI ou passaram por longo tratamento da doença em leitos do SUS.

O programa foi criado pelo Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Os profissionais do Ceir fizeram a triagem para saber quais tratamentos estes pacientes vão necessitar para voltar às suas atividades normais. Algumas pessoas que tiveram o vírus, têm dificuldade de retomar atos simples como andar, comer ou trocar de roupa; outros têm quadros de fadiga e dor crônica.

  • Foto: Divulgação/AscomPrograma de reabilitação para tratar pessoas com sequelas da Covid-19Programa de reabilitação para tratar pessoas com sequelas da Covid-19

De acordo com o superintendente Multiprofissional do Ceir, Aderson Luz, a instituição criou uma área específica voltada para reabilitação cardiopulmonar; centro de diagnóstico com a oferta de exames laboratoriais; raios X, tomografia computadorizada, ultrassom, espirometria e eletrocardiograma; nutrição; fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia.

O fisioterapeuta e coordenador Serviço pós-Covid, Gustavo Lima, diz que os pacientes vão poder fazer reabilitação pulmonar, fortalecimento muscular e condicionamento físico.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde da Sesapi, Herlon Guimarães, estas pessoas devem ser reguladas por uma Unidade Básica de Saúde (UBS), pois a triagem é pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Facebook
Veja também