Viagora

TSE reforça importância do uso da máscara durante as eleições

O uso de máscaras é uma das principais medidas de segurança recomendadas no Plano de Segurança Sanitária para as Eleições 2020.

Devido à pandemia da Covid-19, as Eleições Municipais deste ano serão realizadas de uma forma completamente diferente e mais desafiadora do que nos anos anteriores. Por esse motivo, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alerta para as medidas de segurança e prevenção contra a proliferação do novo coronavírus, especialmente para a necessidade do uso de máscara durante o momento da votação.

O uso de máscaras de proteção é uma das principais medidas de segurança recomendadas no Plano de Segurança Sanitária para as Eleições 2020, que foi elaborado gratuitamente por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einsten.

A recomendação do TSE é que, durante o tempo todo no momento da votação os eleitores estejam fazendo o uso das máscaras, com a intenção de se protegerem contra a doença. Também é recomendado que ao entrar na secção o eleitor mostre seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário para que os dados de identificação sejam verificados à distância.

Apenas em caso de dúvida na hora da identificação, o mesário poderá, excepcionalmente, pedir ao eleitor para se afastar dois passos para trás e abaixar a máscara brevemente, evitando se comunicar por esse tempo, apenas para o reconhecimento facial.

Outro cuidado que cada eleitor pode adotar é o uso de uma caneta pessoal na hora de assinar o caderno de votação. Os eleitores serão orientados a higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A permanência nos locais de votação deve compreender apenas o tempo suficiente para a identificação e a digitação do voto.

Além disso, quem puder deve comparecer ao local de votação sozinho, evitando levar crianças ou qualquer outro acompanhante.

Facebook
Veja também