Viagora

Wellington Dias apresenta Plano de Retomada Organizada do Piauí

De acordo com o governador, o plano de retomada da economia intitulado de “PRO Piauí” será aprovado a partir da consulta pública.

No início da tarde desta terça-feira (02), durante transmissão ao vivo, o governador Wellington Dias apresentou o programa para a retomada organizada das atividades econômicasno estado, e disse que a medida será aprovada a partir de consulta pública.

De acordo com o governador, o plano de retomada da economia intitulado de “PRO Piauí” é composto por protocolos que irão garantir segurança e facilitar o monitoramento da doença no estado.

“Esses protocolos nós aprovamos agora a pouco e ele vai para consulta pública, já está disponível a partir de hoje e vai para a consulta para receber críticas, receber sugestões, até essa próxima sexta-feira (05), e nós já estaremos nesse período trabalhando com as entidades dos trabalhadores, as entidades empresariais, acompanhado por um comitê especial para que a gente tenha uma saída segura. [...] A decisão, que vai dizer o momento dessa retomada é exatamente o atendimento daquilo que estabelecemos como critérios: taxa baixa de redução de transmissibilidade do coronavírus, do outro lado uma capacidade de atendimento na redes hospitalar, são os dois principais pontos”, explicou o governador.

Segundo Wellington, os setores serão classificados a partir da importância econômica que representam e do nível de risco de transmissão da Covid-19, garantindo que a retomada seja feita de forma gradual e segura.

“Nós vamos ter uma classificação, cada área do setor econômico nós vamos colocar um peso de 30% para o destaque econômico daquele setor e de 70% para os riscos da área da saúde, e vamos fazer a partir daí a classificação de baixo risco, médio risco, alto risco, de acordo com a realidade de cada um”, explica o Wellington Dias.

Retomada das atividades

Para a retomada com segurança, os setores da economia serão dividos em bandeiras:

- Bandeira verde: com alta prioridade, estão as indústrias, construção civil, comércio, agricultura, pescas;

- Bandeira amarela: média priorização, estão a administração pública, atividades administrativas, transporte, atividades imobiliárias e educação.

- Bandeira vermelha: concentra os setores de baixa prioridade, como arte, recreação, serviços domésticos, indústrias extrativas e organismos internacionais.

Facebook
Veja também