Viagora

Seis promotores e dois procuradores disputam chefia do MP na segunda

A PEC aprovada pela Assembleia Legislativa que proibia promotores de serem votados foi suspensa após liminar do STF.

Nesta segunda-feira (12), oito candidatos disputam a eleição que resultará na composição da lista tríplice para escolha do Procurador-Geral de Justiça no biênio 2017-2019.  A eleição será realizada das 9 às 15h, no auditório da sede do Ministério Público do Estado do Piauí, na zona leste de Teresina.

Ao todo, são seis promotores e dois procuradores disputando pelas vagas na lista tríplice: promotor Antônio Rodrigues de Moura, promotor Cleando Alves de Moura (atual procurador-geral), promotor Elói Pereira de Sousa Júnior, promotor Eny Marcos Vieira Pontes, procurador Hosaías Matos de Oliveira, promotor Hugo de Sousa Cardoso, promotor Paulo Rubens Parente Rebouças, e a procuradora Zélia Saraiva Lima.

  • Foto: Divulgação/MPMinistério Público do Estado do Piauí (MP-PI)Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI)

Cada membro do Ministério Público do Piauí em efetivo exercício pode votar em até três candidatos diferentes. A relação dos três mais votados será encaminhada ao Governador do Estado do Piauí, que tem o prazo de até dez dias para nomear o novo Procurador-Geral de Justiça.

Anteriormente, a participação de promotores como candidatos à lista havia sido vetada, após aprovação da PEC 02/2016 pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que virou emenda à Constituição, determinando a disputa apenas entre os procuradores de Justiça.

Entretanto, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar e suspendeu a emenda que excluía a participação de promotores de Justiça da eleição para Procurador-Geral.

Facebook
Veja também