Viagora

Wellington Dias é reconduzido ao cargo de governador no Karnak

No final da tarde, ele já havia participado de sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

O governador Wellington Dias (PT) deu continuidade aos ritos de posse do seu quarto mandato no Palácio de Karnak, no início da noite desta terça-feira, 01º de janeiro de 2019. No final da tarde, ele já havia participado de sessão solene na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

  • Foto: Vitor Fernandes/ViagoraGovernador é acompanhado por várias autoridades do estado.Governador é acompanhado por várias autoridades do estado.

Na solenidade foram assinados os termos de recondução de cargo do governador Wellington Dias; de posse da vice-governadora, Regina Sousa; e de posse do secretário de Governo Interino, Merlong Solano.

O governador reeleito chegou ao Karnak por volta das 18h. Assim que chegou ele foi recepcionado pelo coronel Lindomar Castilho, comandante geral da Polícia Militar do Piauí, e pelo coronel Carlos Frederico Mendes, comandante do Corpo de Bombeiros.

  • Foto: Vitor Fernandes/ViagoraWellington Dias vistoriou tropas de policiais militares e bombeiros.Wellington Dias vistoriou tropas de policiais militares e bombeiros.

Inicialmente foi lida uma mensagem do Governo. Também houve a participação de crianças que entregaram a faixa a Wellington e flores à vice-governadora eleita, Regina Sousa. Os convidados foram apresentados e os hinos do Piauí e do Brasil foram cantados por Pedro Furtado e Soraia Castelo Branco, respectivamente. Em seguida, foi feita a leitura do termo de recondução ao poder do governador.

A ex-vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho (Progressistas), eleita deputada federal, foi a primeira a discursar. Ela disse que está com a sensação de dever cumprido, agradeceu ao presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, por ter dado a oportunidade de uma mulher disputar o cargo, destacou a figura feminina em papéis importantes na sociedade, citando nomes como Esperança Garcia, que foi escrava e agora considerada a primeira mulher advogada no Piauí, a pesquisadora Niede Guidon, a delegada Eugênia Villa, dentre outros nomes. Margarete também exaltou Regina Sousa, contou sua história de vida, e se emocionou ao fazer agradecimentos a Wellington Dias. “Meu sentimento é de gratidão por ter sido a primeira mulher vice-governadora do Piauí em 200 anos de história”, contou.

  • Foto: Vitor Fernandes/ViagoraMargarete Coelho faz avaliação de mandato e agradecimentos em seu discurso.Margarete Coelho faz avaliação de mandato e agradecimentos em seu discurso.

Regina Sousa, seguindo o discurso, disse que quer banir o feminicídio, a homofobia, a fome, a misoginia e o trabalho escravo. Em seu texto, citou poetas, a declaração dos direitos humanos, e usou uma expressão bastante difundida nas redes sociais após o resultado das eleições gerais: “Ninguém solta a mão de ninguém”. Ela encerrou sua fala gritando a frase “Lula Livre”. Em outro momento da solenidade, um grupo de pessoas levantou voz em nome do ex-presidente da República: “Lula guerreiro, do povo brasileiro”, gritavam.

  • Foto: Vitor Fernandes/ViagoraRegina Sousa faz discurso como nova vice-governadora do Piauí.Regina Sousa faz discurso como nova vice-governadora do Piauí.

Já o governador Wellington Dias, ao se expressar, disse que a segurança pública é um dos maiores desafios do novo governo. Ele lembrou o caso do assassinato de Antônio Rayron, estudante de medicina da UFPI, que ocorreu em novembro do ano passado, em parada de ônibus na zona Sul de Teresina.

  • Foto: Vitor Fernandes/ViagoraWellington Dias comemora anos de governo e se mostra positivo para novo mandato.Wellington Dias comemora anos de governo e se mostra positivo para novo mandato.

Wellington falou dos avanços que considera que ocorreram no estado, como a distribuição de água, os calçamentos, e ressaltou que a política deve ser pensada tendo como beneficiária à população, e não como sendo de ‘políticos para políticos’.

O chefe do executivo enfatizou ainda o compromisso com a geração de emprego, renda, e educação. "O nosso compromisso é alcançarmos o autodesenvolvimento e usamos como referência a ONU. Já avançamos na expectativa de vida. A educação tem sido um dos nossos avanços, por que já concluímos que a pobreza do Piauí era oriunda da falta da educação e não da natureza. Temos que cuidar da nossa população que envelhece, mas também não queremos perder ninguém da nova geração", declarou.

Facebook
Veja também