Viagora

“Plano de reabertura do comércio está pronto”, diz Venâncio Cardoso

O vereador afirmou que o protocolo de retomada das atividades já está pronto, mas que só entrará em prática quando diminuir o índice de contágio da Covid-19.

Na última quarta-feira, 20 de maio, o governador Wellington Dias (PT) assinou um novo decreto estendendo o período de isolamento social no Piauí até o dia 7 de junho. Com isso, o governador determinou que permaneçam suspensas as atividades do comércio e indústria no estado.

Entidades representantes do setor produtivo, como o Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) e o Centro das Indústrias do Estado do Piauí (Ciepi), manifestaram descontentamento com a prorrogação do isolamento, afirmando que o poder público se recusa a dialogar com os empresários para discutir medidas de retomada da economia no estado.

No entanto, nessa segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Teresina divulgou que está sendo desenvolvido um plano para a reabertura das atividades comerciais e industriais na capital piauiense. O anúncio foi feito pelo vereador Venâncio Cardoso (PSDB), presidente da Comissão Especial da Covid-19 da CMT.

  • Foto: Divulgação/AscomA lei é de autoria do vereador Venâncio CardosoVereador Venâncio Cardoso (PSDB).

“O protocolo para reabertura das atividades já está feito. Mas essa minuta só vai entrar em prática quando o nosso R0 for igual a um. O R0 é índice de contágio da doença”, disse o parlamentar em entrevista à TV Cidade Verde.

O sinal positivo para a retomada da economia feito por Venâncio, entretanto, só abrange a cidade de Teresina. Em declarações recentes feitas à imprensa, o governador Wellington Dias afirmou que no mês de junho fará uma reunião com o Comitê Gestor responsável por monitorar a situação do coronavírus no Piauí para avaliar a reabertura do comércio em todo o estado.

Facebook
Veja também