Viagora

Covid-19: Firmino monta força-tarefa para rastrear casos em Teresina

Conforme informou a PMT, a ação consiste na realização de testes rápidos e isolamento dos contatos que moram com as pessoas infectadas pelo vírus.

Nessa quarta-feira, 10 de junho, a Prefeitura de Teresina anunciou que está montando uma força-tarefa para rastrear casos da Covid-19. A medida faz parte do grupo de ações feitas pelo órgão para conter a proliferação do novo coronavírus na capital piauiense.

Conforme informou a PMT, a ação consiste na realização de testes rápidos e isolamento dos contatos que moram com as pessoas infectadas pelo vírus.

A meta da prefeitura é ter um total de 520 agentes nesse trabalho para verificar se os infectados estão cumprindo a quarentena e identificar aqueles mais vulneráveis. “Estamos ampliando nossa capacidade de rastreamento de contatos, uma medida muito importante para evitar que mais pessoas sejam infectadas. O cumprimento dessa e de outras medidas irá nos permitir voltar, gradativamente, à normalidade com segurança e responsabilidade”, enfatiza o prefeito Firmino Filho.

Segundo Kledson Batista, diretor de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS), o processo de rastreamento na capital será baseado em três pontos principais: identificar e fazer o acompanhamento dos contatos dos infectados, rastrear os sintomáticos respiratórios e tornar mais eficaz o isolamento domiciliar após a testagem daqueles que moram com pessoas infectadas.

“A partir da lista de casos confirmados que consta no Centro de Operações de Emergência (COE) da FMS, a equipe irá entrar em contato por telefone para agendar a visita e realizar a testagem em familiares que moram na casa”, explica o diretor.

Facebook
Veja também