Viagora

Covid-19: Shoppings de Teresina preparam medidas para reabertura

Visando o plano do Governo do Estado para reabertura do comércio, os estabelecimentos preparam-se para reabrir as portas adotando medidas de segurança contra o coronavírus.

Os shopping centers do Piauí estão fechados a quase 100 dias. O fechamento foi determinado em decreto estadual como medida para prevenir a proliferação do novo coronavírus no estado.

Visando o plano do Governo do Estado para reabertura do comércio, previsto para iniciar a primeira fase depois do vencimento do decreto de isolamento social em 6 de julho, os centros de compras preparam-se para reabrir as portas adotando medidas de segurança contra a Covid-19.

O Shopping Rio Poty, localizado no bairro Porenquanto, zona Norte da capital piauiense, adotou dispensadores de álcool gel espalhados pelas dependências do local e marcações no piso e nas paredes dos elevadores para distanciamento das pessoas.

“A Associação Brasileira de Shoppings Centers contratou um infectologista do Hospital Sírio Libanês, e elaborou um protocolo rígido de controle sanitário para as operações de shopping center. A gente seguiu a risca todas essas instruções, além disso, o Governo do Estado deu um protocolo prévio para a gente. Nós comparamos os dois e o que faltava em um ou outro a gente aplicou ao shopping”, disse Marcelo Rigo, superintendente do Shopping Rio Poty, em entrevista à TV Cidade Verde.

No Riverside Shopping, localizado no bairro Jóquei, zona Leste de Teresina, adotou um esquema de lavabos com água e sabão nas entradas de acesso, assim como avisos de alerta para os cuidados individuais. Nas escadas do shopping, foram adotadas marcações para garantir o isolamento, e o número de assentos na praça de alimentação foi reduzida em 40%.

“A nossa rotina de higienização mudou. Temos muito mais eficácia. A cada sete dias nós temos uma sanitização geral do shopping, e outras medidas até a próxima sanitização são tomadas reforçando a parte de higienização do empreendimento”, declarou Girle Falcão, gerente de marketing do shopping.

Já no Teresina Shopping, situado no bairro dos Noivos, foram instalados lavabos que dispensam o acionamento com as mãos. As portas do shopping estarão sempre abertas e contarão com controle rigoroso de entrada de pessoas, que devem passar por verificação eletrônica de temperatura e uso das máscaras, que se tornou obrigatório em todo o estado e passível de multa caso haja descumprimento. O shopping também adotou o sistema de desinfecção permanente e marcação no piso para o distanciamento social.

“As escadas rolantes, além de toda a sinalização, do distanciamento, da pintura, nós também investimos na tecnologia da lâmpada UV, onde vai ser colocada em todos os corrimões, que já vai ficar esterilizando automaticamente o tempo todo”, informou Icelmária Andrade, gerente de operações do Teresina Shopping.

Facebook
Veja também