Comitiva do Governo do Piauí visita Uruçuí para alinhar soluções
Segundo o governo, o objetivo foi de avaliar e monitorar as áreas alagadas provocadas pelas fortes chuvas que caíram na região.
Nessa terça-feira (28), uma comitiva do Governo do Piauí esteve no município de Uruçuí para avaliar e monitorar as áreas alagadas provocadas pelas fortes chuvas que caíram na região.
De acordo com o governo, também foi realizada uma vistoria na PI-247, rodovia que liga a cidade a Ribeiro Gonçalves, que teve um trecho rompido.
- Foto: Neto Fotografia
PI-247 entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves.
Segundo o governo, também foi realizada uma reunião com o prefeito de Uruçuí, Wagner Coelho, para alinhar os trabalhos e propostas para solucionar a situação. Em relação a PI-247, ficou acertada a realização de uma operação emergencial.
O Consultor de Engenharia do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Severo Eulálio, explica que o trabalho vai consistir em um desvio na pista e uma obra de contenção com drenagem na própria estrutura para que a água possa fluir e depois, será colocado por cima um revestimento primário. Será uma obra provisória para que o trânsito possa fluir durante esse período chuvoso e acabar com o isolamento das cidades.
“Essa será uma obra provisória para uma situação emergencial. A ideia é que os trabalhos iniciem imediatamente, nossas equipes já estão aqui avaliando a situação. Quando as chuvas passarem, faremos a obra de forma definitiva, até lá, ficaremos monitorando o local”, explicou.
O secretário de Estado da Defesa Civil, José Augusto destaca que para resolver a situação das casas alagadas, ficou definido um trabalho liderado pela Prefeitura de Uruçuí onde as famílias estão sendo retiradas e instaladas em locais seguros.
“Essa situação acomete principalmente com a população que mora nas margens do rio. Estamos trabalhando e auxiliando a Prefeitura que está fazendo o remanejamento das famílias e dando toda a assistência necessária”, destacou.
Já o secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), José Santana, enfatiza que a visita ao município foi uma recomendação do próprio governador Wellington Dias.
“Viemos ver de perto a situação e estamos fazendo um levantamento de todas as medidas tomadas para apresentar ao governador. A ordem é que seja feito o possível para resolver os problemas que atingem a região”, afirmou.
A comitiva que visitou Uruçuí foi formada pelo secretário de Defesa Civil, José Augusto; Secretário da Sasc, José Santana; Superintendente de Direitos Humanos, Janaína Mapurunga; Consultor de engenharia do DER, Severo Eulálio; e Coronel Veloso, do Corpo de Bombeiros.
Decreto emergencial
Na última segunda-feira (27), o governador Wellington Dias decretou situação de emergência nos 12 municípios que compõem o Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, na região dos Cerrados, ameaçados pelas cheias dos rios Parnaíba e Uruçuí Preto.
O decreto nº 20.430 contempla as cidades de Antônio Almeida, Baixa Grande do Ribeiro, Bertolínea, Canavieira, Guadalupe, Jerumenha, Landri Sales, Marcos Parente, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Sebastião Leal e Uruçuí.
O documento considera as chuvas intensas e concentradas no Cerrado Piauiense, que provocam elevações de rios, riachos, lagoas e córregos, sobretudo com o transbordamento do Rio Parnaíba; a interdição de rodovias por conta da força das águas, como a PI-247, no trecho entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves e a existência de famílias desabrigadas ou comunidades isoladas.
Conforme o governo, o decreto que vale 90 dias, autoriza ainda a mobilização de todos os órgãos estaduais articulados sob a coordenação da Secretaria de Estado da Defesa Civil, medidas que já estão sendo executadas.
Teresina
Piauí
Governo do Piauí
Wellington Dias
Prefeitura de Uruçuí
Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí - DER
Secretaria de Estado da Defesa Civil
Show de Pablo marca abertura do São João da Esperança e reúne grande público
O evento deu início a mais uma edição de um dos maiores festejos juninos do Território dos CocaisAcidente envolvendo moto deixa jovem morto na zona Sul de Teresina
De acordo com a polícia, o acidente aconteceu no bairro Angelim, na zona Sul da capital.TJ promove duas juízas ao cargo de desembargadoras do Judiciário piauiense
As magistradas foram escolhidas pelos critérios de merecimento e antiguidade durante sessão do Tribunal Pleno realizada nesta sexta-feira (17)Prefeita Ivanária e Themístocles recebem Ciro Nogueira no São João da Esperança
A recepção reforçou a boa relação entre o senador e a administração municipal em favor da população localAcidente entre moto e carro deixa homem gravemente ferido no Piauí
De acordo com a polícia, o acidente fatal aconteceu na noite dessa sexta-feira (17).











E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir