Viagora

Secretaria de Segurança promove seminário de capacitação em Teresina

De acordo com o Governo do Piauí, o projeto visa atingir líderes de comunidades nas zonas Sul e Norte da capital, além de policiais e bombeiros.

Nesta quarta-feira (16), a governadora do Piauí, Regina Sousa, participou do Seminário Aliança Comunitária do Programa Ser Paz, que foi realizado no Centro Social Urbano (CSU) do Parque Piauí, na zona Sul de Teresina.

De acordo com informações do Governo do Piauí, o projeto foi inspirado na experiencia da cidade de Medellin, na Colômbia, onde foram ofertados os Centros de Paz que provocaram uma queda na criminalidade da cidade, transformado o lugar em referência pacífica, após cria equipamentos públicos para a população mais pobre.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíSeminário Aliança Comunitária do Programa Ser Paz.
Seminário Aliança Comunitária do Programa Ser Paz.

A delegada Eugênia Villa, superintendente de Gestão de Riscos da Secretaria da Segurança e coordenadora do Seminário, informa que o objetivo do programa é capacitar as lideranças locais das zonas Norte de Sul de Teresina. “Precisamos capacitar policiais, lideranças, Corpo de Bombeiros numa única estratégia de segurança social e vamos adotar uma nova metodologia”, afirmou.

A governadora Regina Sousa, comentou que Centro Social Urbano (CSU), que está passando por uma reforma para se transformar em um espaço de convivência com oferta de atividades de lazer e serviços, será um local onde os jovens aperfeiçoarão sua arte e encontrarão várias atividades.“Este local está se tornando um grande espaço de convivência que um dia já foi. Aqui terá uma pista de skate e atividades circenses, para que os jovens possam aperfeiçoar sua arte. O Ser Paz é um projeto parecido com um que já foi executado em Medelin, a cidade mais violenta do mundo”, disse.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíSeminário Aliança Comunitária do Programa Ser Paz.
Seminário Aliança Comunitária do Programa Ser Paz.

O secretário de Segurança, Coronel Rubens, que também estava presente no evento, afirma que a mediação de conflitos é uma das maneiras de evitar que os jovens cheguem a praticar os eventos mais graves de violência.“Apenas a polícia não resolve o problema da segurança pública. Nós precisamos articular uma sociedade da paz, da mediação dos conflitos. Porque o homicídio, por exemplo, é aquele evento mais grave, quando poderíamos evitar já mediando os conflitos menos graves e é por isso que estamos aqui”, afirmou.

Conforme o governo do estado, estavam presentes no evento, a governadora Regina Sousa; o secretário da Segurança Pública do Piauí, Coronel Rubens; o diretor da ATI, Antonio Torres; o jornalista José Lopes de Melo; o agroflorestor Antônio Cicero Costa; o coordenador da Câmara Técnica Intersesorial da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania e titular do Gabinete de Gestão Operacional da Secretaria de Segurança do Estado do Pará, Julio Alejandro Quezada; o enfermeiro Jardel Ramos e a poeta Nayara Fernandes.

Facebook
Veja também