Viagora

Wellington sanciona Lei que cria monumento da Itans em Cajueiro da Praia

Segundo a lei, o projeto dispõe da preservação de uma área de 57,61 hectares no município, além de garantir ações e investimentos em prol do meio ambiente na região.

Nessa quinta-feira (10), foi publicado no Diário Oficial do Estado, a Lei Nº 7.747/2022, que cria o Monumento Natural Estadual das Itans em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, sancionada pelo governador Wellington Dias.

Segundo o documento, o projeto de autoria dos deputados Teresa Britto (PV) e Francisco Costa (PT), dispõe sobre a preservação de uma área de 57,61 hectares no município, além de garantir ações e investimentos em prol do meio ambiente na região.

Foto: AscomMonumento da Itans.
Monumento da Itans.

De acordo com o projeto, o Monumento Natural das Itans tem por objetivo a preservação de sítios naturais raros, singulares ou de grande beleza cênica da região, além de preservar a geodiversidade e a integridade das formações dos Sambaquis presentes na Ponta do Socó e na praia das Itans; proteger os remanescentes florestais de mangue de botão associados a Foz dos Rios Timonha e Ubatuba, berçário do Peixe-Boi-Marinho, dentre outros.

Conforme a lei, toda a extensão do mangue situado na região costeira do Monumento Natural das Itans é considerada zona de uso intangível devendo ser mantida em toda sua integridade, sendo expressamente vedada qualquer tipo de intervenção, construções de estruturas de apoio à pesca, bem como seu cercamento.

A deputada Teresa Britto considera esta Lei a mais importante que ela apresentou em prol do Meio Ambiente na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

“Estamos falando de um patrimônio histórico-cultural muito diverso, que vai contribuir para a preservação de espécies raras da região, além do turismo sustentável e diversas ações em prol do meio ambiente. Já apresentei vários projetos ligados à preservação ambiental, mas este, sem dúvidas, é nossa maior conquista nesta área tão crucial desde o início do nosso mandato na Assembleia”, destaca a parlamentar.

Facebook
Indicado para você
Veja também