Viagora

Decreto flexibiliza uso de máscara em locais abertos em Teresina

O documento foi assinado pelo prefeito Dr. Pessoa e publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (07).

No início da tarde desta segunda-feira (07), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa assinou um decreto que flexibiliza as medidas restritivas de controle da Covid-19.

Entre as medidas estão a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos, além do fim das restrições no horário de funcionamento de bares e restaurantes na capital. O documento divide as flexibilizações em quatro etapas que são justificadas pela queda dos indicadores da pandemia.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraMovimentação no Centro
Movimentação no Centro

A partir de hoje já começa a valer a primeira etapa, onde eventos, shows e festas poderão ocorrer sem limitação de horários, respeitados o uso de máscaras (mesmo se realizados em ambientes abertos), com público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal. 

A primeira etapa também estabelece que as atividades comerciais e de prestação de serviços, incluindo bares e restaurantes, poderão ocorrer sem limitação de horário, respeitados o uso de máscaras, público admitido de até 70% da capacidade do local e as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal. 

No dia 14 de março, passa a valer a segunda etapa, que será revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras durante as atividades ao ar livre, incluindo as recreativas e esportivas, exceto naquelas que geram aglomerações (shows, espetáculos, arquibancadas, etc). Nesta etapa, permanecerá obrigatória a utilização de máscaras em transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiro(s).

Já na terceira etapa, que passa a valer dia 21 de março, será realizado interstício para averiguação da permanência do município na categoria de risco baixo (verde) por mais uma semana, a despeito das medidas de flexibilização implementadas nas etapas anteriores.

E na quarta etapa, que passará a valer em 28 de março, revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras até mesmo em ambientes fechados, incluindo-se escolas e academias, respeitadas as demais exigências preconizadas pela vigilância sanitária municipal.

As medidas foram anunciadas em reunião no Palácio da Cidade e contou com a presença de gestores municipais e membros do Comitê de Operações Emergenciais (COE).

Confira aqui o decreto.

Facebook
Veja também