Viagora

"Na segunda terá escalonamento da retirada de máscara", diz Dr. Gilberto

De acordo com o Dr. Gilberto, a partir da próxima semana a FMS inicia de forma progressiva a retirada de máscara bem como a realização de eventos na capital.

Nesta quarta-feira (09), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS) ressaltou que a partir desta segunda-feira (14) o órgão deve começar o cumprimento da segunda etapa do Decreto Municipal, que revoga a obrigatoriedade do uso de máscaras durante as atividades ao ar livre, incluindo as recreativas e esportivas em Teresina.

De acordo com o Dr. Gilberto, a partir da próxima semana a FMS inicia de forma progressiva a retirada de máscaras bem como a realização de eventos na capital sem limitação de horários. O presidente do órgão ressaltou ainda que a medida permitirá o retorno a vida “normal”.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraDr. Gilberto
Dr. Gilberto

“Esse trabalho foi um trabalho muito bem discutido, trabalhado, embasado cientificamente e a partir do dia 14 já terá o escalonamento da retirada de máscara, realização de eventos, horário liberado para o comércio e assim nós vamos sucessivamente voltando ao normal. Nós tivemos dois anos de decretos com restrições e agora estamos vivendo o momento contrário em que os decretos estão liberando as atividades, liberando o retorno à normalidade da população”, explica Dr. Gilberto.

O presidente da FMS destacou ainda que a flexibilização das medidas restritivas contra a covid-19 foi adotada seguindo orientações do COE Municipal que semanalmente produz relatório sobre o cenário epidemiológico de Teresina para direcionar o prefeito da capital, Dr. Pessoa.

“A Fundação Municipal de Saúde avalia diariamente e faz a sua reunião semanal para avaliar todos os indicies de saúde, toda a evolução de cada uma das 52 semanas epidemiológicas e a cada semana nós tomamos medidas diferentes seja para aumentar alguma coisa, reduzir ou mudar de lugar, conforme a demanda nós vamos sempre nos adequando, semanalmente nós temos essa avaliação, ela tem o embasamento do COE que orienta o prefeito sobre as medidas que podem ser tomadas juntamente com o departamento jurídico”, pontua Gilberto Albuquerque.

Facebook
Veja também