Viagora

Caso Janaína Bezerra: Promotor denuncia acusadoThiago Mayson à Justiça

A denúncia foi apresentada pelo promotor de Justiça João Mendes Benigno Filho, que pede a condenação do acusado à soma das penas máximas por quatro crimes.

O Ministério Público do Piauí (MPPI), através da 13ª Promotoria de Justiça de Teresina, apresentou denúncia contra o mestrando de Matemática Thiago Mayson da Silva Barbosa, de 28 anos, pela morte da estudante de Jornalismo Janaína da Silva Bezerra no dia 28 de janeiro deste ano na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O caso tramita em segredo de justiça.

O promotor de Justiça João Mendes Benigno Filho, responsável por assinar a denúncia com atuação do Núcleo das Promotorias do Júri, pede a condenação do acusado à soma das penas máximas por quatro crimes, são eles: homicídio qualificado – com as qualificadoras de emprego de meio cruel e feminicídio –, estupro de vulnerável, vilipêndio de cadáver e fraude processual.

Foto: Montagem/ ViagoraEstudante de Jornalismo e acusado Thiago Mayson.
Estudante de Jornalismo e acusado Thiago Mayson.

Consta na peça que o MP recebeu no dia 08 de fevereiro o inquérito policial referente a morte da estudante em uma das salas de aula da UFPI. O promotor João Mendes explica que o juiz responsável receberá a denúncia e que o magistrado deverá considerar as alegações, com os laudos e depoimentos colhidos, bem como citar Thiago Mayson da Silva Barbosa, informando-o que ele foi denunciado, só então dá-se início ao prazo para manifestação de defesa.

Ainda segundo o representante do órgão ministerial, o Poder Judiciário decidirá por manter ou não a denúncia, se a mesma avançar uma audiência de instrução será realizada e posteriormente Thiago Mayson será submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri.

O mestrando de Matemática poderá ser condenado a pena que pode chegar até 50 anos de prisão, devido a somatória das penas máximas dos quatros crimes apresentados na denúncia, caso o acusado seja de fato considerado culpado pelo estrupo e morte da estudante Janaína Bezerra.

“Quando tomamos conhecimento do inquérito, toda a equipe da 13ª Promotoria de Justiça fez o esforço conjunto na análise do inquérito e na produção da denúncia. Embora ainda faltem alguns laudos periciais como o DNA forense, o toxicológico, análise do notebook do denunciado e do celular de uma das testemunhas, o que foi apresentado até o momento já demonstra a ocorrência dos crimes denunciados”, explicou.

Sobre o caso

A estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Janaína da Silva Bezerra, de 21 anos, foi encontrada morta em uma sala de estudos do Programa de Pós-Graduação em Matemática da instituição, no dia 28 de janeiro de 2023.

De acordo com a Polícia Civil, o estudante de mestrado da UFPI Thiago Mayson foi encontrado por seguranças da universidade com Janaína Bezerra já sem vida em seus braços.

O laudo cadavérico elaborado pelo Instituto Médico Legal (IML) em 29 de janeiro concluiu que a estudante foi vítima de estupro e morreu após ter o pescoço quebrado.

O mestrando de matemática já está preso preventivamente após decisão da juíza Haydee Lima de Castelo Branco decretada no dia 29 de janeiro deste ano.

O inquérito referente ao caso foi concluído no dia 06 de fevereiro, o resultado aponta que Thiago Mayson praticou violência sexual contra Janaína após a morte da estudante e informa que ainda que o acusado teria gravado vídeo e tirado foto da vítima ainda com vida, porém vulnerável. Além disso, o estudante foi indiciado por homicídio duplamente qualificado por meio cruel e motivo torpe no último dia 06 de fevereiro.

Facebook
Veja também