Viagora

Dr. Pessoa não tem capacidade de administrar, diz Aluísio sobre interdição do HUT

O parlamentar falou na manhã desta quarta-feira (06), sobre o pedido do Simepi ao CRM para interdição do hospital.

Após reportagem publicada pelo Viagora  nesta quarta-feira (06), informando sobre o pedido do Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) ao Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI) para a interdição ética do trabalho médico no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), o vereador Aluísio Sampaio (Progressistas) falou sobre o assunto. 

Segundo o parlamentar, o sindicato ainda não procurou a Câmara de Vereadores e esta é uma questão de extrema importância. “Estamos falando de um hospital de referência do estado, a população mais que necessita dele”, disse.

Foto: Alessandra Fonseca/ViAgoraVereador Aluísio Sampaio.
Vereador Aluísio Sampaio

Como vereador de Teresina, Aluísio Sampaio, afirma que se preocupa com as problemáticas acerca da saúde pública e que a situação do HUT é alarmante. 

“É muito preocupante a situação do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), ainda no início desde ano de 2024 nós [vereadores] tivemos uma convocação extraordinária para tratar exatamente da saúde de Teresina e apenas 13 vereadores compareceram e infelizmente a sessão foi obstruída. O que a gente queria era chamar o Dr. Pessoa para procurarmos juntos uma solução para esse problema”, relatou.

Aluísio Sampaio ainda relembrou o problema da locação de equipamentos para os hospitais da cidade.  “O pagamento foi dessas empresas foi apenas parcialmente e por isso elas [as empresas] desistiram de tirar os equipamentos como se esse fosse o único problema que nós temos hoje”, enfatizou.

O vereador fez a sua avaliação também da Prefeitura Municipal de Teresina como um todo. “Eu vejo a situação da gestão do Dr. Pessoa muito grave como um todo, não só na área da saúde, não vejo condições nenhuma de melhora com o atual prefeito. O Dr. Pessoa não tem capacidade de administrar a cidade”, concluiu Aluísio Sampaio.

Entenda o caso

Nessa terça-feira (05), o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) encaminhou um ofício jurídico ao Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI) pedindo a urgente interdição ética do trabalho médico no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

A medida foi solicitada após o Simepi tomar conhecimento, através da imprensa local, sobre as denúncias acerca das péssimas condições estruturais e de funcionamento do HUT.

Conforme as denúncias, os médicos estão trabalhando no hospital sem as mínimas condições de exercerem a função, ocasionando até mortes de pacientes. Desta forma, o ofício pede que o médico seja proibido de trabalhar, a fim de salvaguardar a segurança do profissional, bem como dos pacientes.

Facebook
Veja também