Câmara de Regeneração realizará nova eleição após recomendação do Ministério Público
A nova eleição para a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2025/2026 está prevista para acontecer no dia 17 de março deste ano.
O presidente da Câmara Municipal de Regeneração, vereador Ciríaco José de Araújo, encaminhou ofício ao Ministério Público nessa quarta-feira (12), informando que irá realizar uma nova eleição para a Mesa Diretora da Casa para o biênio 2025/2026, acatando a recomendação da promotora de justiça Valesca Calland Noronha. O pleito está previsto para acontecer no dia 17 de março deste ano.
A recomendação foi expedida no dia 29 de janeiro deste ano após o vereador Ciríaco Araújo ser eleito presidente da Casa Legislativa para o terceiro mandato sucessivo, ato que é contrário ao ordenamento jurídico.
Segundo o Ministério Público, a recondução sucessiva para a mesa diretora da Câmara de Regeneração descumpre o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) nos julgamentos. Por isso, o parlamentar de Regeneração não poderá concorrer novamente à eleição.
Esta não é a primeira vez que o órgão ministerial recomenda uma nova eleição para a Câmara, casos semelhantes ao de Regeneração já aconteceram em Acauã, João Costa e Milton Brandão.
No caso da Câmara Municipal de João Costa, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, acatou recurso do Ministério Público do Piauí e determinou o imediato afastamento do vereador João Batista de Assis Castro da presidência da Câmara Municipal de João Costa até o julgamento final do caso. A decisão liminar foi emitida nessa quarta-feira (5) devido à recondução sucessiva do parlamentar pela terceira vez para o cargo.
-
Ivanária Sampaio cumpre agenda em Brasília e discute investimentos para Esperantina
Durante o encontro, foram discutidas ações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas de assistência social, especialmente para garantir mais suporte às famílias em situação de vulnerabilidade -
Prefeito de São Raimundo Nonato contrata sem licitação por R$ 1,5 milhão empresa
O prefeito Rogério Castro informou que a contratação emergencial foi motivada pelo distrato do contrato anterior e relatou que uma nova licitação já foi instruída. -
Secretário Victor Linhares deixa Progressistas e se filia ao União Brasil
Através das redes sociais, o secretário destacou o compromisso de permanecer trabalhando por um projeto sólido pelo Piauí. -
Ex-prefeito de São João da Fronteira vira alvo do Ministério Público
A Promotoria de Justiça está investigando a execução do contrato com a T. T. Ramos e eventual incompatibilidade dos preços praticados. -
Margarete Coelho é forte e capacitada para disputar o governo, diz Samantha Cavalca
A vereadora destacou que as indicações do partido para as eleições 2026, serão assertivas levando em consideração os eleitores, e que o elenco está preparado.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir