STF acata recurso do Ministério Público e afasta presidente da Câmara de João Costa
A decisão liminar foi emitida nessa quarta-feira (5) pelo ministro Dias Toffoli devido à recondução sucessiva do vereador pela terceira vez para o cargo.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, acatou recurso do Ministério Público do Piauí e determinou o imediato afastamento do vereador João Batista de Assis Castro da presidência da Câmara Municipal de João Costa até o julgamento final do caso. A decisão liminar foi emitida nessa quarta-feira (5) devido à recondução sucessiva do parlamentar pela terceira vez para o cargo.
De acordo com a decisão, o recurso do tipo reclamação constitucional foi apresentado pelo promotor de Justiça Jorge Pessoa, titular da 2ª Promotoria de Justiça de São João do Piauí, e pela procuradora de Justiça Zélia Saraiva, titular da 19ª Procuradoria de Justiça.
No recurso, o órgão ministerial aponta que a recondução do presidente é inconstitucional e, conforme entendimento do STF, em julgamentos anteriores, é considerada proibida, pois impede a alternância de poderes.
Neste sentido, o presidente da Casa Legislativa já havia sido advertido e, apesar de ter afirmado que cumpriria a recomendação ministerial, não o fez.
Na liminar, o ministro corroborou com o entendimento do Ministério Público e afirmou que a Câmara de João Costa se equivocou quanto à interpretação do período estabelecido pelo STF nos casos de recondução ao mesmo cargo.
Ainda segundo o magistrado, a eleição para o biênio 2025-2026 caracteriza uma segunda recondução sucessiva à presidência do legislativo municipal, posteriormente ao limite estabelecido nas decisões da Corte.
João Costa
Piauí
Supremo Tribunal Federal - STF
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Festival de Inverno de Pedro II terá Samuel Rosa, Xande de Pilares e Baco Exu do Blues
A programação foi divulgada pelo governador Rafael Fonteles nesse sábado (24), através das redes sociais.Incêndio atinge empresa de telecomunicações no bairro Pirajá
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, as chamas estavam concentradas no escritório da empresa e causaram danos em computadores, notebooks, aparelhos celulares e impressoras.Sejus-PI fornece 2 mil kits para pessoas em vulnerabilidade social
Conforme a Sejus-PI, os itens que compõem o kit são roupas, calçados e acessórios destinados ao próprio sistema Penitenciário.Operação Parquet aplica R$ 4 milhões em multas por desmatamento ilegal no Piauí
A ação fiscalizou 12 propriedades rurais que totalizam cerca de 4 mil hectares de áreas desmatadas sem autorização.Estádio Lindolfo Monteiro passa por limpeza em Teresina
A ação prepara o espaço para receber próximos eventos esportivos em Teresina
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir