Viagora

Aprovados em concurso da PM-PI iniciam formação de Soldado na segunda

De acordo com o governo, a formação será aplicada para 200 alunos nas cidades polo, do total de 600, deste 20 são mulheres.

 Nesta segunda-feira (12), se iniciam as aulas teóricas para os aprovados no concurso público da Polícia Militar do Piauí e convocados pelo Governo do Estado nas cidades polo de Parnaíba, Picos e Floriano.

De acordo com o governo, a formação será aplicada para 200 alunos em cada um dos municípios citados, do total de 600, deste 20 são mulheres. Outros 470 convocados também participam das atividades de formação em Teresina.

Foto: Divulgação/Governo do EstadoConvocados do concurso da PM em aula inagural do curso de formação.
Convocados do concurso da PM em aula inagural do curso de formação.

O coronel Walber Nunes Leite, diretor do Centro de Educação Profissional (CEP) da PM-PI, explicou que as instruções gerais foram repassadas na última segunda-feira (05) e o curso se iniciará amanhã. Além disso, uma aula inaugural foi realizada no dia 30 de novembro com todos os convocados.

O comandante-geral da PM, coronel Scheiwann Lopes, falou sobre a importância da descentralização do curso que são realizados em cidades polos para garantir que os futuros policiais militares participem das aulas mais próximo do município que residem.

“No total, participam do processo 1.070 homens e mulheres convocados pelo Governo do Estado. Acreditamos que em junho ou julho de 2023 estaremos fazendo a formatura, a nomeação e dando posse a esses profissionais para o ingresso na Policia Militar do Piauí”, completa o militar.

Ainda segundo o Scheiwann, o novo quadro de efetivos da PM irá executar o plano de criação de novos batalhões, como o de divisas, o Batalhão Rural, do Litoral Meio-Norte, Batalhão do Semiárido e Batalhão Cerrados.

Com relação a carga horária do curso de formação, o Governo do Estado, explica que será realizado em um período de oito meses, totalizando uma carga horária de 952h/a, com atividades teóricas e práticas.

Além disso, serão abordadas sete áreas temáticas, que incluem: sistemas, instituições e gestão integrada em Segurança Pública; conhecimentos jurídicos; modalidades de gestão de conflitos e eventos críticos; cultura, cotidiano e prática reflexiva; funções, técnicas e procedimentos em Segurança Pública; valorização profissional e saúde do trabalhado e por último a atividade profissional, que é a parte prática da formação.

Facebook
Veja também