Viagora

Laboratório de dados de feminicídio é lançado pelo Governo do Piauí

De acordo com o Governo, o objetivo é efetuar um diagnóstico sobre a violência contra a mulher, e a partir das informações, criar políticas públicas para combater as violências.

Nesta segunda-feira (08), o Governo do Estado do Piauí, através da Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Estado do Piauí (CEPM), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, lançou o laboratório de estudos sobre a violência contra a mulher “Elas Vivas Lab”.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Piauí, o evento de lançamento do laboratório ocorreu no Palácio de Karnak, que terá como objetivo o objetivo de efetuar um diagnóstico sobre a violência contra a mulher, e a partir das informações coletadas, criar políticas públicas para combater as violências contra as mulheres.A governadora Regina Sousa, comentou que no Brasil não há dados consistentes sobre a violência contra mulher, mas com o trabalho que será realizado no laboratório, será possível unificar as informações. “No Brasil inteiro a gente também não tem dados consistentes. O que a gente encontrar na Segurança, na Saúde e em outros órgãos pode ser usado para unificar tudo”, afirmou a gestora.

Ainda de acordo com o governo, o laboratório, vai reunir e analisar os dados estatísticos da Secretaria de Segurança do Piauí, juntamente com as informações dos sistemas SINESP, PPE, SISMVI e Salve Maria, em conjunto com a Coordenadoria estadual da Mulher.

A coordenadora da CEPM, comentou que existem dados sobre viol~encia contra a mulher, porém, são descentralizados. “Já há dados sobre isso, mas são descentralizados. E agora o observatório vai fazer um diagnóstico sobre o perfil das vítimas, territórios onde ocorrem mais crimes, as raças, etc. Para desenvolver políticas, precisamos conhecer melhor o cenário”, disse.

O coordenador de coordenador de Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí, delegado João Marcelo, explica que o novo laboratório vai guiar as políticas de prevenção e combate ao feminicídio. “É um laboratório Inter sensorial, que irá guiar a partir de agora todas as políticas de prevenção e combate ao femincídio e outras agressões à mulher”, explicou.

Já o secretário de Segurança, coronel Rubens Pereira, comenta que a participação e envio de dados pelos municípios é importante. É importante a participação também dos municípios, com o envio de dados locais”, comentou.

Conforme o Governo do Estado, o laboratório “Elas Vivas Lab”, ficará localizado na sede da Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres do Estado do Piauí (CEPM), em até 45 dias a Coordenadoria de Políticas para Mulheres do Estado, irá divulgar o edital de funcionamento do local.

Ainda conforme o governo, o laboratório irá promover intercâmbio com as instituições de ensino superior.

Facebook
Veja também