Viagora

"Educação infantil deve ser prioridade da Prefeitura", diz vereadora Rosário Bezerra

Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Teresina conta, hoje, com 159 centros de Educação Infantil. Cada creche, em média, atende 120 crianças em tempo integral.

A Câmara Municipal de Teresina realizou, nesta quinta-feira (22), audiência pública para discutir a falta de creches na capital piauiense. Na ocasião, os parlamentares e as entidades envolvidas na Educação Infantil debateram meios de o Poder Público do Município ampliar e construir novas creches na capital.

A presidente da Comissão de Assuntos da Mulher da Casa Legislativa, vereadora Rosário Bezerra (PT), ressaltou a importância de programas específicos para a Educação Infantil, como o ProInfância, do Governo Federal. “É preciso que a Prefeitura priorize a Educação Infantil de forma específica. O Governo Federal dá total apoio à criação de novas creches através do ProInfância. O Executivo Municipal deve buscar esse tipo de parcerias para melhorar o atendimento educacional às crianças de Teresina”, destaca Rosário Bezerra.
Imagem: DivulgaçãoRosário Bezerra (Imagem:Divulgação)Rosário Bezerra

Raimunda Soares, professora do Centro Municipal de Educação Infantil da Vila Pantanal II, afirma que “os serviços prestados pelas creches são de boa qualidade, mas a necessidade da criação de novos centros de educação infantil é urgente”. Segundo dados da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Teresina conta, hoje, com 159 centros de Educação Infantil. Cada creche, em média, atende 120 crianças em tempo integral, ou até 380 em dois turnos.
Imagem: DivulgaçãoAudiência pública para discutir a falta de creches na capital piauiense.(Imagem:Divulgação)Audiência pública para discutir a falta de creches na capital piauiense.

Já o proponente da audiência pública, vereador Edilberto Borges “Dudu” (PT), lamentou a ausência de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semec). “Como a Semec pode ser dar ao luxo de não participar de uma discussão sobre a criação e ampliação de creches? É preciso mais respeito da Prefeitura com as discussões que a Câmara promove. Vamos acionar a Procuradoria da CMT para reivindicar a presença do Executivo nos nossos debates”, diz o vereador Dudu.

Também participaram da audiência a assistente social Ana Carla Caland, representando a 1ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Teresina e o secretário executivo de Planejamento de Teresina, Alípio Paiva.
Facebook
Veja também