Wellington Dias e Daniel Oliveira são denunciados ao MPF
A representação do sindicato foi endereçada à chefe do Ministério Público Federal, Procuradora-Geral da República Raquel Dodge.
O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), denunciou o governador Wellington Dias e o secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, à Procuradoria Geral da República. A acusação é de improbidade administrativa por suposta omissão com a superlotação no sistema carcerário do estado.
De acordo com o sindicato, a suposta omissão por parte dos gestores gerou a superlotação nos presídios e provocou a rebelião seguida de fuga em massa, ocorrida em 06 de outubro, na Penitenciária Regional Luiz Gonzaga Rebelo, em Esperantina, quando 75 presos conseguiram fugir.
- Foto: CCOM
Daniel Oliveira e Wellington Dias
De acordo com a denúncia, a fuga na unidade superlotada “afetou gravemente a ordem pública, causando pânico à população”. No dia seguinte à rebelião, a prefeitura chegou a suspender aulas e alguns serviços na cidade, devido à sensação e insegurança. O governador Wellington Dias chegou a decretar estado de emergência na penitenciária e a unidade foi interditada.
A representação do sindicato, endereçada à chefe do Ministério Público Federal, Procuradora-Geral da República Raquel Dodge, informa que a população carcerária do Piauí subiu de 1.580 em 2004, para 4.585 em 2017. O déficit no sistema prisional é de 2.335 vagas, de acordo com o levantamento do Sinpoljuspi.
A representação está baseada no artigo 11 da Lei de Improbidade (8.429/92), onde tipifica “ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições”.
O sindicato pede o recebimento da denúncia e a adoção das medidas cabíveis que podem ser de suspensão dos direitos políticos, perda da função pública, indisponibilidade de bens e ressarcimento aos cofres públicos.
Wellington Dias
Daniel Oliveira
Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí
Ministério Público Federal - MPF
-
Partido Liberal decidiu retirar minha pré-candidatura ao Governo do Piauí, diz Toni Ro
O jornalista afirmou que decisão do partido será respeitada, descartou interesse em disputar vagas proporcionais e garantiu que continuará atuando no jornalismo e na fiscalização do poder público. -
Ciro Nogueira comemora aprovação de PEC que garante aposentadoria aos agentes de saúde
A matéria representa uma grande conquista para os agentes comunitários de saúde que já buscavam apoio parlamentar para sua aprovação. -
MP investiga vereador de Castelo do Piauí por acúmulo indevido de cargos
A apuração está sendo feita pelo promotor de Justiça Lucas Nonato da Silva Araújo. -
Quanto menos candidatos da oposição, mais força teremos para embate, diz Joel
Joel destacou que o diálogo é fundamental nesse processo, junto do respeito. “Eu acho que as palavras fortes são o respeito e o diálogo. -
Senado Federal aprova inclusão da educação financeira nas escolas
A proposta já faz parte da Base Nacional Comum Curricular desde 2017, e agora está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando a aplicação obrigatória.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir