Viagora

"Serei a Regina Sousa de sempre", diz nova governadora do Piauí

Regina Sousa tomou posse do cargo durante solenidade realizada no Palácio de Karnak e marca a história do Piauí como primeira governadora após ser alçada com a saída de Wellington Dias.

  • Luis Marcos/ Viagora Posse da Regina Sousa como Governadora1 / 12 Posse da Regina Sousa como Governadora
  • Luis Marcos/ Viagora Posse da Regina Sousa como Governadora2 / 12 Posse da Regina Sousa como Governadora
  • Luis Marcos/ Viagora Posse da Regina Sousa como Governadora3 / 12 Posse da Regina Sousa como Governadora
  • Luis Marcos/ Viagora Posse da Regina Sousa como Governadora4 / 12 Posse da Regina Sousa como Governadora
  • Luis Marcos/ Viagora Posse da Regina Sousa como Governadora5 / 12 Posse da Regina Sousa como Governadora
  • Luis Marcos/ Viagora Posse da Regina Sousa como Governadora6 / 12 Posse da Regina Sousa como Governadora
  • Luis Marcos/ Viagora Posse da Regina Sousa como Governadora7 / 12 Posse da Regina Sousa como Governadora
  • Luis Marcos/ Viagora Ex Governador Wellington Dias8 / 12 Ex Governador Wellington Dias
  • Luis Marcos/ Viagora Posse da Regina Sousa como Governadora9 / 12 Posse da Regina Sousa como Governadora
  • Luis Marcos/ Viagora Posse da Regina Sousa como Governadora10 / 12 Posse da Regina Sousa como Governadora
  • Luis Marcos/ Viagora Posse da Regina Sousa como Governadora11 / 12 Posse da Regina Sousa como Governadora
  • Luis Marcos/ Viagora Governadora Regina Sousa12 / 12 Governadora Regina Sousa

Na manhã desta quinta-feira (31), o ex-governador do Piauí, Wellington Dias, passou a faixa do governo para a nova empossada Regina Sousa durante solenidade repleta de lideranças políticas do PT e de movimentos sociais como a comunidade de quebradeiras de coco, atividade que por muito tempo foi exercida pela nova gestora. O ato simbolico foi realizado no Palácio de Karnak, após ação promovida na Assembleia Legislativa do Piauí.

Wellington Dias ressaltou durante seu discurso a defesa da democracia e destacou sua história de vida durante o período em que esteve no seu mandato.

“Estou hoje aqui encerrando o mandato com o mesmo compromisso que fiz em 2013 chegar aqui era isso que eu pedi a Deus, cumprir missões e ver no olhar de cada um e não ter vergonha do trabalho que eu fiz. A minha riqueza e a de Regiane o maior é nossa história de vida e por isso eu vou à luta [...] este ano é de eleição e esse lado não abre mão de seguir confiando na democracia, na defesa do amor e é assim que vamos combater o ódio”, afirmou o ex-governador.

Ainda em sua fala de despedida do cargo o ex-governador afirmou que está preparado para os novos desafios diante da disputa ao Senado Federal nas eleições deste ano. O ex-governador destacou ainda que a democracia permitiu que pessoas como Regina Sousa alcançassem o cargo fazendo parte da história do Piauí como a primeira governadora.

“Sei que vamos enfrentar muita barra pesada e estou preparado para esses desafios, mas as ações, as fake News podem vir quente que eu estou fervendo, mas vamos continuar acreditando na democracia porque ela permite que o Brasil seja governado por Fernando Henrique Cardoso e por tantos outros presidente, mas permite que o filho de dona Lindu, Luís Inacio Lula da Silva possa ser presidente, é ela que também permite que a filha de Raimundo e Maria, quebradeira de coco seja hoje governadora do Estado do Piauí”, ressaltou Wellington Dias.

Regina Sousa durante seu discurso não deixou de destacar a importância das quebradeiras de coco presentes durante a solenidade, visto que foi dessa forma que auxiliava seus familiares a garantir renda, antes mesmo de pensar em entrar para a política ou ser professora na Universidade Federal do Piauí.

As expectativas dos piauienses diante da nova empossada foi pontuada por Regina Sousa que declarou conduzir o estado como sempre foi liderado. A governadora destacou ainda sua personalidade mais dura, sincera e sisuda.

“Eu já escutei muito isso ‘Não tem cara nem jeito de senadora’, baixinha que já desceu muito do salto, por isso não me cobrem elegância, não combina comigo, me enrolo toda vez que tenho que me arrumar para solenidades. Não me mandem dar um jeito no meu cabelo, ele já está no jeito, não vou contratar um personal stylist, serei a Regina Sousa de sempre. Agora uma idosa de quase 72 anos, meio sisuda, dura, sincerona que gosta de estar sozinha lendo ouvindo música e arriscando escrever alguns poemas que nunca sei onde estão”, afirmou a governadora.

Regina Sousa que era coordenadora do PRO Social já afirmou diversas vezes que pretende focar na área social, ouvindo as pautas das minorias e classes mais baixas, além de dar continuidades aos projetos que já foram inseridos no plano de governo.

“Perguntam por uma marca que essa governadora vai deixar, digo que quero fazer coisas pontuais porque plano de governo nós fizemos em 2018 quando disputamos a eleição, quero focar em ações pontuais mais sensíveis a população”, destacou a governadora.

Na área da segurança Regina Sousa pontuou sobre o reforço e aumento do monitoramento para inibir a criminalidade no Estado.

“Vamos ter também clico monitoramento/policiamento vamos colocar algumas pessoas de bicicletas paradas em lugares onde tem pessoas andando, isso também vai inibir muito essas ações pontuais. Segurança que vai aumentar quando dermos posse aos policiais concursados que já estão em formação e ai sim poderemos atender muito mais, além de ampliar monitoramento eletrônico, vigiar fronteiras nada que já não se faça é só fazer mais ainda”, ressaltou.

Já no campo da saúde, a governadora destacou a necessidade em dar enfoque a saúde mental e as novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesse período em que o Estado possui diminuição da transmissibilidade da covid-19.

“Na saúde vamos começar a discutir a rede ABC, uma carência da nossa rede estadual, não tenho a ilusão de completá-lo, mas sempre tem que se dar os primeiros passos, também dar atenção especial a saúde mental, recomendação da OMS nesse pós-covid, além de parcerias com os municípios”, pontua Regina Sousa.

A Coordenadora Estadual de Políticas Públicas para mulheres, Zenaide Lustosa, também compareceu ao evento e relatou a representatividade de Regina Sousa na política e agora na administração do Piauí.

“Posso dizer que ela é a estrela que alimenta os nossos sonhos e nos faz acreditar que é possível acreditar que outro mundo é possível, que podemos construir uma sociedade onde as desigualdades se tornem iguais, onde a diferença social não seja ignorada, que os direitos básicos sejam respeitados e os sonhos realizados”, discursou Zenaide Lustosa.

Facebook
Veja também