Viagora

Organização Mundial da Saúde anuncia fim da pandemia de Covid-19

A Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional estava atuando desde 30 de janeiro de 2020.

Nesta sexta-feira (05), a Organização Mundial da Saúde (OMS) comunicou o fim da pandemia de Covid-19. O protocolo de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), estava atuando desde 30 de janeiro de 2020.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, se reuniu nessa quinta-feira (04), com especialistas para tomar a decisão. "Por mais de um ano, a pandemia está em tendência de queda, com a imunidade da população aumentando devido à vacinação e infecção. A diminuição da mortalidade e a pressão sobre os sistemas de saúde nesta tendência permitiram que a maioria dos países voltasse à vida como a conhecíamos antes da Covid-19", disse Tedros.

Tedros Adhanom ressalta que embora a organização tenha declarado o fim da pandemia, o vírus circula e ainda é uma ameaça à saúde global. O diretor destacou que os óbitos pela Covid-19 continuam acontecendo e por isso, será desenvolvido recomendações permanentes de longo prazo para os países, sobre como gerenciar a doença de forma contínua.

Durante 2020, 765 milhões de casos foram confirmados e 6,92 milhões de mortes pela Covid-19 e suas variantes. A presença da Ômicron em 2021 aumentou ainda mais o número de positivados, mas não resultou em muitas internações e mortes por conta da aplicação da vacina.

Com informações do R7

Facebook
Veja também