Viagora

Piauí está entre estados que podem evitar colapso, diz governador

A Sesapi fez uma pesquisa recentemente em que mostra o nível de contaminação por Covid-19 no estado.

O Governo do Piauí apresentou, na última quinta-feira (30) os resultados de uma pesquisa sobre o nível de contaminação por Covid-19 no Piauí.

Mais de quatro mil pessoas de 14 municípios participaram da pesquisa encomendada por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI). Como a metodologia de amostragem, o instituto entrevistou e testou 4.325 pessoas residentes em 14 municípios do Piauí, entre os dias 21 e 27 de abril, com margem de erro de 2%.

Os dados mostram que das pessoas entrevistadas, cinco testaram positivo para Covid-19, isso significa uma taxa de infeção de 0,1156%, considerando gênero, faixa etária, a presença ou não de comorbidade nos entrevistados, se viajou nos últimos 30 dias e, finalmente, se tem mantido o distanciamento social ficando em casa. A estimativa de pessoas infectadas para o Piauí, é de 3.783, baseando-se na taxa de infecção apresentada e no número de habitantes do estado. Mas apesar da estimativa, no dia 27 de abril, quando a pesquisa foi encerrada, existiam apenas 408 casos notificados pela Sesapi.

A pesquisa verificou que a taxa de transmissão básica (R0) do Piauí, atualmente, é de 2,1, ou seja, cada pessoa infectada poderá transmitir o vírus para 2,1 pessoas. Isso significa que as 3.783 pessoas infectadas podem transmitir para aproximadamente oito mil pessoas. Conforme a projeção, o período de colapso no sistema de saúde piauiense está previsto para o período de 27 de maio a 3 de junho, no qual estima-se o número de 194.962 pessoas contaminadas.

O governador Wellington Dias destacou que o Piauí é um dos dez estados que estão no caminho certo para evitar um colapso da pandemia. “O Piauí, infelizmente, não está livre de colapso, mas está entre os dez estados que ainda podem evitar colapso. Temos pelo menos duas semanas que ganhamos por conta do que fizemos que nos permite a condição de ganhar tempo. O isolamento social não é uma vontade minha, mas uma orientação técnica mostrada pela ciência”, disse.

Facebook
Veja também