Viagora

Covid: Wellington quer celeridade na análise de uso de medicamentos

O documento enviado em nome do Fórum Nacional de Governadores é relativo especificamente aos testes clínicos da medicação produzida pelas farmacêuticas da Pfizer e Astrazeneca.

Nessa quarta-feira (22), o governador Wellington Dias, coordenador da temática de vacina e enfrentamento à Covid, encaminhou um ofício ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, solicitando mais agilidade na análise sobre a autorização de testes e uso dos medicamentos contra a covid-19.

O documento enviado em nome do Fórum Nacional de Governadores é relativo especificamente aos testes clínicos da medicação produzida pelas farmacêuticas da Pfizer e Astrazeneca, além da autorização de seu uso emergencial.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíOficio enviado pelo governador Wellington Dias.Oficio enviado pelo governador Wellington Dias.

“Após aprovados (os fármacos) serão fundamentais para ampliar as opções disponíveis de tratamento da doença, a exemplo das experiências positivas observadas em outros países” destaca Wellington Dias no documento.

De acordo com o Governo do estado, um ofício semelhante também foi enviado para o diretor-presidente, Antonio Barra Torres, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ainda segundo o Governo, a utilização de medicamentos contra a doença foi autorizada pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, nessa quarta-feira (22) que agora permite o uso emergencial do antiviral oral da Pfizer contra a covid-19.

Conforme a Pfizer, a farmacêutica garante quase 90% de eficácia da pílula antiviral contra a Covid-19 na prevenção de hospitalizações e mortalidade em pacientes de alto risco.

De acordo com dados laboratoriais recentes o medicamento também é eficaz a variante Ômicron, que rapidamente está se espalhando pelo mundo.

Facebook
Veja também