Wellington dialoga com russos sobre importação da vacina Sputnik V
Os governadores Wellington Dias e Flávio Dino divulgaram nota conjunta informando que já deram início às negociações com fornecedores russos para importação da vacina contra Covid-19.
Neste sábado (05), o governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Wellington Dias (PT), e o governador do Maranhão e presidente do Consórcio da Amazônia Legal, Flávio Dino (PCdoB), divulgaram uma nota comemorando a decisão da Anvisa de aprovar a importação excepcional de doses da vacina Sputnik V.
Conforme o comunicado, os gestores afirmam que deram início a um diálogo com os fornecedores russos para a importação da vacina.
- Foto: Divulgação/Sputnik V
Sputnik V, vacina contra Covid-19 desenvolvida pela Rússia
Apesar da autorização ocorrer de modo excepcional e temporário, com uso do imunizante inicialmente restrito, os governadores afirmaram que já iniciaram o processo de análise, junto aos fornecedores russos, sobre os procedimentos técnicos mencionados pela Anvisa. O objetivo é promover os ajustes contratuais necessários à execução da importação, nos termos das Leis Federais 14.124 e 14.125/2021.
Com a decisão da Anvisa, tomada na última sexta-feira (04), fica autorizada a importação excepcional e temporária correspondente a doses para vacinação de 1% da população dos estados da Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí. Em junho, o Piauí receberá 66 mil doses.
De acordo com o governador Wellington Dias, foram compradas 37 milhões de doses da Sputnik.
“Ontem tivemos um dia de vitória, pois tudo o que o Brasil mais precisa é de mais vacinas. Trabalhamos para essas condições, fomos atrás da Pfizer, da Janssen, da Sputinik. Compramos 37 milhões de doses da Sputnik e agora temos a aprovação, ainda que com restrições, mas é um grande passo. Nós, governadores do Nordeste, estamos marcando uma agenda com a Anvisa para trabalhar sobre o cumprimento do regramento que foi estabelecido, mas comemoramos a decisão, que possibilita a ampliação da vacinação para a população em geral”, destacou.
Confira a nota na íntegra
“Os governadores dos estados do Nordeste e da Amazônia Legal, reunidos neste sábado (5), comemoraram a decisão da Anvisa em liberar a importação da vacina Sputnik.
Estamos analisando, juntamente com os fornecedores russos, os procedimentos técnicos mencionados pela Anvisa, visando a ajustes contratuais e à execução nos termos das Leis Federais 14.124 e 14.125/2021.
Reiteramos a determinação de obter mais vacinas para as populações das nossas regiões, em nome de nossas causas principais: Vida e Saúde. Com a ampliação das vacinas, o Brasil poderá superar a conjuntura de sofrimentos familiares, cries econômica e desemprego”.
-
Anvisa registra nova vacina recombinante Zalika contra a Covid-19
O imunizante poderá ser usado em pessoas a partir de 12 anos de idade, e será administrado em duas doses, com intervalo de 21 dias, e reforço após 6 meses, para maiores de 18 anos de idade. -
Sesapi orienta população sobre protocolos sanitários contra Covid-19
A Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) informou que será solicitado ao Sindicato dos Lojistas orientações para que os estabelecimentos comerciais forneçam álcool em gel para a higienização das mãos. -
FMS investiga três casos de morte por Covid-19 na cidade de Teresina
De acordo com a FMS, nas últimas três semanas, 110 casos foram confirmados através de teste rápido de antígeno da Covid-19. -
Teresina registra nova morte por Covid-19, aponta FMS
Segundo a Fundação Municipal de Saúde, o óbito foi registrado no painel situacional da Covid-19 e outras infecções respiratórias e a vítima seria um residente de Barras que morreu na capital. -
Pessoas acima de 40 anos poderão receber vacina bivalente em Teresina
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), o público de 40 anos ou mais se imuniza contra a variante da covid-19, Ômicron, a partir desta segunda-feira (15).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir