Viagora

Covid-19: Fim da pandemia está à vista, afirma diretor-geral da OMS

O biólogo recordou que na semana passada, o número de mortes reportadas pelo vírus foi o menor desde março de 2020.

Nesta quarta-feira (14), o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhonom Ghebreyesus, afirmou que o fim da pandemia de Covid-19 está próximo. O biólogo recordou que na semana passada, o número de mortes reportadas pelo coronavírus foi o menor desde março de 2020.

Segundo o diretor-geral Tedros Adhonom, mesmo avistando o fim da covid-19 é necessário permanecer adotando as medidas sanitárias contra o vírus, pois "é o pior momento para se parar de correr".

“Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista. Já conseguimos ver a linha de chegada. Estamos em posição de vencer. Mas agora é o pior momento para se parar de correr. É o momento de correr mais rápido, de garantir que cruzaremos a linha de chegada e colheremos os frutos de todo o nosso trabalho árduo”, disse.

Tedros Adhonom destacou ainda que, caso o mundo não utilize essa oportunidade, corre risco do surgimento de novas variantes da covid-19, de mais mortes provocadas pela infecção e de ainda mais incerteza de cenários futuros. “Então, vamos aproveitar a oportunidade”, frisou.

“Pedimos a todos os países que invistam em vacinas para 100% dos grupos de riscos, incluindo trabalhadores da saúde e idosos. Continuem testando a sequenciando o SARS-CoV-2, além de integrar a vigilância e os serviços de testagem para outras doenças respiratória, incluindo a influenza”, disse o diretor-geral da OMS.

Com informações Agência Brasil

Facebook
Veja também