Viagora

"Comércio tem que ser retomado de forma gradativa", diz Dr. Pessoa

O pré-candidato a prefeitura de Teresina também fez críticas ao gestor atual Firmino Filho, sobre a falta de planejamento antes da pandemia na Saúde.

Em entrevista ao Viagora, o médico e pré-candidato à prefeitura de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), fez declarações sobre a situação da pandemia provocada pela Covid-19 e afirmou que é a favor da reabertura gradativa do comércio.

Na avaliação de Dr. Pessoa, as atividades econômicas devem ser retomadas de forma gradativa e com todos os cuidados necessários, como o uso de máscaras, e com a devida higienização, já que o fechamento do comércio está causando grandes prejuízos, principalmente para as pessoas mais humildes.

“Fecha ou não fecha? Não, eu acho que as pessoas precisam estar protegidas com a máscara, protegidas com álcool em gel, com a distância determinada e ir abrindo o comércio gradativamente. Todo comércio, sem exceção, para entrar para comprar teria que ter pia para lavar as mãos, com água e sabão, álcool gel e só entrar com máscara e a proteção adequada. Aí sim, teria que ser gradativamente liberado, retomado porque os mais humildes não podem ficar penalizados por falta de planejamento daqueles que conduzem o dinheiro público”, disse Dr. Pessoa.

  • Foto: Lucas Klisman/ViagoraDr. Pessoa fala sobre o apoio do partido em pré-candidatura.Dr. Pessoa

Sobre as medidas restritivas, o pré-candidato afirma que é preciso agir com firmeza pra evitar a disseminação do novo coronavírus na capital, e cita o exemplo do estado do Maranhão, onde os casos da doença aumentaram significativamente.

“Mas o coronavírus, na minha visão como médico, ou age com mais firmeza, coisa que não fizeram planejamento antes, ou vai morrer. Quer ver, bem aqui o Maranhão, que estava até glorificando que, praticamente há uns 15, 20 dias atrás que não tinha nada. Explodiu, porque o fluxo lá no Maranhão o fluxo de outros estados já contaminados e até de outras regiões internacionais é maior”, comenta.

Dr. Pessoa também relatou sobre a forma que o prefeito Firmino Filho tem conduzido a crise provocada pela Covid-19 em Teresina, e fez críticas que mesmo antes da pandemia a cidade já não possuía leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) suficientes.

“Ele [Firmino] devia ter tomado medidas antes, para que o coronavírus não viesse de outros lugares para entrar em Teresina. Como não fez adequadamente isso daí, como não teve preparo adequado para ter hospital, para qualquer eventualidade, não é só a pandemia não. Antes do coronavírus já faltava UTI. Eu trabalhei até pouco tempo no HUT, lá tem pessoas morrendo nos corredores por falta de UTI, de vagas em UTI, por falta de materiais básicos”, relata o médico.

Eleições 2020

Como pré-candidato à prefeitura de Teresina na chapa do MDB, Dr. Pessoa se mostra a favor de que as eleições municipais sejam adiadas caso haja necessidade, e afirma que a vida vem em primeiro lugar.

“Seria burrice minha dizer ‘tem que haver as eleições’. Não, primeiro a vida. As eleições podem prorrogar para o fim do ano, se essa pandemia se alastrar por mais tempo. Se chegar forte em no fim de junho pra julho, no meu posicionamento, deve ser prorrogado, não deve ser é cancelada, mas prorrogada”, afirma o pré-candidato.

Dr. Pessoa disse ainda que tem realizado atendimentos por meio do WhatsApp e ajudado a população que solicita os serviços médicos, dentro das medidas de prevenção.

Facebook
Veja também