Viagora

Coronavírus: Bares e restaurantes reabrem na cidade de Teresina

De acordo com a Vigilância Sanitária Municipal, para a reabertura de restaurantes e bares os proprietários devem seguir as medidas de segurança e higiene.

A partir desta segunda-feira (17), bares, restaurantes, lanchonetes, churrascaria e praças de alimentação de shoppings foram reabertos em Teresina, conforme a segunda etapa da Fase 3 de retomada das atividades econômicas.

O funcionamento desses estabelecimentos ocorre quase cinco meses após os decretos que determinaram medidas mais rígidas de isolamento e que permitiam a venda somente por meio de delivery. Mas para a reabertura, esses estabelecimentos tiveram que se adaptar, como explica o gerente de uma sorveteria no Centro da cidade, Victor Fernandes.

  • Foto: Luis Marcos/ ViagoraBares e restaurantes são reabertos em Teresina nesta segunda-feiraBares e restaurantes são reabertos em Teresina nesta segunda-feira

 “A gente adotou algumas medidas de higienização, como por exemplo o distanciamento social, a questão das mesas, a questão do álcool em gel, e o uso das máscaras que é obrigatório”, explica o gerente.

Mesmo com a reabertura, dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Piauí, (Abrasel-PI), estima que cerca de 25% dos estabelecimentos no estado fecharam devido à pandemia.

De acordo com a Vigilância Sanitária da Fundação Municipal de Saúde (FMS), para a reabertura de restaurantes e bares os proprietários devem seguir as seguintes medidas: entre as mesas deve haver a distância mínima de dois metros; uso obrigatório de máscara (exceto na hora da alimentação); pratos e talheres não poderão ficar expostos no estabelecimento e deverão ser embalados individualmente.

Os locais devem ainda disponibilizar pia com água, sabão e papel toalha ou álcool 70% para higienização das mãos, além de tapetes higienizantes.

Facebook
Veja também